_
_
_
_
_

Crimeia convoca para o dia 16 uma consulta sobre sua incorporação à Rússia

O Parlamento regional aprova "por unanimidade" a integração à Federação Russa

As autoridades pró-Rússia da Crimeia pediram nesta quinta-feira ao presidente Ruso, Vladimir Putin, a que examine a petição da região de se incorporar à Federação Russa. “O parlamento da Crimeia aprovou por unanimidade uma moção que prevê a incorporação à Rússia, e pediu ao presidente e ao parlamento russo que considerem esta petição”, declarou Grigoriy Ioffe, um membro da câmara da Crimeia, à France Presse.

Pouco antes, o vice-primeiro ministro da Crimeia, Rustam Temirgaliev, declarava que o referendo sobre a autonomia da região, cuja a maioria da população fala russo, acontecerá no domingo, dia 16, ao invés do dia 30 de março, como inicialmente estava previsto, segundo informou a Reuters citando a agência RIA News. A agência cita um dirigente da Crimeia e especifica que os cidadãos terão de responder se querem que Crimeia siga na Ucrânia ou se deve se incorporar à Rússia.

Moscou, por enquanto, está trabalhando para facilitar os trâmites que permitam aos cidadãos cujo idioma materno é o russo, que viva na Rússia ou na antiga União Soviética, possam adquirir a cidadania russa.

O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, detalhou durante uma reunião de sua equipe a simplificação destes trâmites: "Estamos tomando outra medida nesta direção e discutindo um rascunho de lei federal para que os cidadãos estrangeiros ou apátridas cujos idioma materno seja o russo, possam obter a cidadania". Medvedev especificou que com as novas regras poderia ser obtido a cidadania em três meses.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_