_
_
_
_
_

Alierta reorganiza a cúpula da Telefónica

O executivo-chefe Álvarez Pallete ganha mais poderes com a reestruturação Os centros corporativos de São Paulo e Londres serão fechados

Miguel Jiménez
César Alierta, presidente de Telefónica.
César Alierta, presidente de Telefónica.efe

O presidente da Telefónica, César Alierta, decidiu promover uma reviravolta no organograma da companhia, afetando em cheio à cúpula executiva da empresa. A figura do executivo-chefe José María Álvarez-Pallete sai reforçada da reestruturação decidida por Alierta, que implica uma simplificação das estruturas e uma passagem para uma gestão global da companhia, com a recentralização de algumas funções. Desaparecem os três grandes centros corporativos da Telefónica América Latina (instalado em São Paulo), Telefónica Europa e Telefônica Digital (ambos em Londres), que serão integrados a um só centro corporativo, na sede central.

Alierta proporá essas mudanças ao Conselho de Administração, que se reúne nesta quarta-feira em Madri e que tem em sua pauta também a aprovação dos resultados anuais da companhia. O presidente da Telefónica já anunciou as mudanças aos executivos diretamente afetados, e estes as transmitiram a suas equipes, segundo integrantes da empresa. A companhia evitou fazer comentários, pedindo que seja aguardado um comunicado após a reunião do Conselho nesta quarta-feira.

Valbuena assume Estrategia e Castillo deixa as tarefas executivas

A eliminação dos centros corporativos afeta diretamente os executivos que estavam à frente dos mesmos. Santiago Fernández Valbuena deixa, portanto, de ser presidente da Telefónica América Latina, que recentemente tinha decidido instalar seu quartel-general em São Paulo, cidade para a qual havia sido transferida em abril de 2013 parte da equipe que chefiava a operação na região.

As funções corporativas da Telefónica América Latina voltam para Madri. Fernández Valbuena, que durante sua gestão transformou a Telefónica em líder da telefonia celular no Brasil e fez da América Latina a principal origem de receitas da companhia, passará a ocupar um cargo recém-criado, o de diretor de Estratégia, que terá entre suas funções realizar estudos, alianças e outros assuntos dentro do centro corporativo em Madri.

Já Eva Castillo, uma pessoa muito próxima a Alierta e em quem o presidente da companhia depositava grande confiança, deixa suas funções executivas e se manterá simplesmente como conselheira. Durante sua etapa, Castillo pilotou importantes operações na consolidação europeia da Telefónica, principalmente com a compra do E-Plus, na Alemanha. Dentro da empresa, valorizava-se muito sua liderança de equipes e a promoção de talentos.

A Telefónica Digital desaparece três anos depois da sua criação

O outro afetado é Matthew Key, que estava até agora à frente da Telefónica Digital. Essa unidade de negócio foi criada em 2011, com sede em Londres, e agora desaparece. A explicação dada por fontes próximas à empresa é que essa unidade cumpriu a tarefa de colocar a Telefónica no mundo digital, mas que agora toda a organização precisa ser digital, o que deve ser uma fonte de negócio de caráter mais transversal, integrada em toda a companhia.

O conjunto da reorganização responde a uma tentativa de simplificação e eliminação de comitês e centros corporativos, com a mentalidade voltada para uma maior globalização. É visto como certo que, após essa onda de mudanças na cúpula da Telefónica ocorrerá uma fase de substituições, transferências e nomeações no segundo e terceiro escalões da empresa.

A reorganização da estrutura da Telefónica e as mudanças na cúpula significam uma reviravolta no modelo de gestão da companhia. Embora o executivo-chefe José María Álvarez-Pallete já tivesse sob seu comando todas as divisões regionais, sua posição de poder e seu caráter de número dois da companhia se reforçam agora, o que alimentará também as especulações sobre sua futura candidatura à sucessão de Alierta, embora fontes da companhia sempre insistam que esse debate não está aberto, e que as mudanças na organização nada têm a ver com essas considerações.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_