_
_
_
_
_

ONU: “Coreia do Norte usa a fome para controlar a população”

80 sobreviventes e desertores deram seu depoimento O relatório pede que o caso seja levado ao Tribunal Penal Internacional

O presidente da comissão, o juiz Kirby.
O presidente da comissão, o juiz Kirby.DENIS BALIBOUSE (REUTERS)

A Organização das Nações Unidas detalhou os crimes contra a humanidade que as autoridades da Coreia do Norte (encabeçadas por três gerações dos Kim) perpetraram nas últimas seis décadas. Uma comissão escutou durante o último ano os horripilantes depoimentos em sessões públicas de 80 norte-coreanos desertores e sobreviventes de campos de prisioneiros políticos em Seul, Tóquio, Londres e Washington. O presidente da comissão, o juiz australiano Michael Kirby, lembrou como depois da Segunda Guerra Mundial muitos espantaram, ao se conhecer as atrocidades do nazismo, “Se soubesse, o que ocorria”. “Agora, a comunidade internacional sabe. Saberá. Não há desculpa para não atuar porque não sabíamos”.

A ONU detalha casos concretos das penúrias dos presos em campos de trabalho (por exemplo, famílias inteiras consideradas hostis porque um parente tentou fugir ao sul anos atrás), de gente que mataram de fome, de execuções públicas ou secretas, de sequestros, de desaparecimentos, torturas... Os autores acusam as autoridades norte-coreanas de utilizar "a fome para controlar a população".

O relatório de 400 páginas, apresentado em Genebra nesta manhã, solicita ao Conselho de Segurança que leve as acusações para o Tribunal Penal Internacional. Os especialistas ponderam, no entanto, que é provável que China, o grande aliado de Pyongyang, exerça seu direito ao veto. O relatório será apresentado oficialmente à Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra dentro de um mês.

Durante as últimas décadas foram se conhecendo detalhes sobre as atrocidades sistemáticas que o regime dos Kim perpetrou contra seu povo. Eram depoimentos recolhidos por ONGs, ativistas de direitos humanos ou especialistas entre os que fogem do país. A diferença nesta ocasião é que a investigação conta com o aval das Nações Unidas. De todo modo, o juiz Kirby lembrou que a comissão "não é um tribunal nem uma promotoria". 

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_