_
_
_
_
_

Picasso, o grande mestre do século XX

O labor dos escritores em relação a seu trabalho contribuiu à difusão de sua obra de uma maneira determinante

'A oficina', 1955. Óleo sobre tela, 80,9 x 64,9 cm Tate: Apresentado/Apresento por Gustav e Elly Kahnweiler em 1974, acrescentado/acrescento à coleção em 1994.
'A oficina', 1955. Óleo sobre tela, 80,9 x 64,9 cm Tate: Apresentado/Apresento por Gustav e Elly Kahnweiler em 1974, acrescentado/acrescento à coleção em 1994.© Tate, London 2014 / Sucesión Pablo Picasso, VEGAP, Madrid, 2014

Guillaume Apollinaire, MaxJacob , Gertrude Stein, Jean Costeau, Louis Aragon ou Michel Leiris são apenas uns poucos nomes dos muitos escritores com os quais Pablo Picasso teve uma estreita relação e que contribuíram a convertê-lo já em vida como um dos maiores artistas da história. A partir de sua morte, em um chuvoso domingo de abril de 1973, aos 91 anos, em Notre-Dame-Vie, em Mougins (França), as exposições dedicadas a Picasso não deixaram de acontecer em todo o mundo: antológicas, retrospectivas focadas em cada uma de suas múltiplas etapas ou temas, seus períodos azul, rosa ou branco e negro, seus retratos, sua relação com a tradição e a vanguarda, seus cadernos, suas máscaras, suas cerâmicas, suas viagens. Seu imenso talento junto à sua enorme produção alimentam ano após ano os projetos dos museus mais diversos do planeta.

Maite Ocaña (Barcelona, 1947), uma das mais prestigiadas especialistas na obra do pintor malagueño, é a curadora da exposição dedicada às oficinas do artista. Ocaña começou a trabalhar no Museu Picasso de Barcelona em 1972 e pode dizer que quase toda sua vida profissional está unida ao pintor. Só nesse museu, 79 exposições foram dedicadas a ele durante seu meio século de existência. A especialista não participou de todas, mas atesta, com uma resposta entusiasmada, ser amante da arte.

A que se deve esse interesse permanente por Picasso?. “É a figura central de toda a arte do século XX”, responde a especialista. “Sua capacidade de investigação unida a sua profunda admiração pelo passado o fazem único. Já foi importante para os artistas de sua geração. Os escritores colaboraram à difusão de sua obra de uma maneira determinante. Relacionou-se com muitos e os que não o conheciam pessoalmente, se interessaram por sua obra. Foi assim então e seguiu o sendo depois”.

Ante o imponente Autorretrato com paleta (1906) com o que abre a exposição, propriedade do Museu da Philadelfia, Ocaña lembra que se trata de uma das peças mais importantes de seu período primitivista: rosto com forma de máscara ibérica e corpo volumétrico. “Tem quase forma arquitetônica, como o retrato que realizou de sua amiga Gertrude Stein, a escritora norte-americana que tanto ajudou na difusão de sua obra”.

Ocaña está convencida de que por mesmo que várias exposições lhe sejam dedicadas, Picasso continuará sendo por muito tempo uma fonte inesgotável de novas propostas que seguirão interessando ao público. “Sua obra admite novas leituras, ensinos, comparações“. Não acha que, salvo exceções, seu nome seja utilizado em vão para atrair visitantes. “Há muito para se descobrir. Nesta exposição mostramos um alto número de obras nunca vistas porque são propriedade de particulares. Pode contemplá-las de perto uma vez na vida, é um bom pretexto para se aproximar e ver a exposição”.

Sua cotação no mercado dos leilões, sempre nos primeiros postos há muitos anos, aumenta também no interesse dos museus por expor sua obra. Na semana passada no Sotheby’s de Londres, Picasso rompeu um novo recorde com Composition au Minotaure, comprado por 12,5 milhões de euros, o preço mais alto alcançado por uma obra sobre papel do gênio malagueño.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_