Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Como nasceram 'Os Simpsons'

No ano de comemoração de 25 anos de uma das séries mais populares dos Estados Unidos, os cartunistas apresentam os esboços do primeiro ano da família amarela

Maggie, em um dos primeiros esboços do desenho animado.
Maggie, em um dos primeiros esboços do desenho animado.

Ao final de 2014 Os Simpsons comemoram 25 anos no ar. A criação popular de Matt Groening apareceu pela primeira vez na televisão norte-americana em 17 de dezembro de 1989, com um especial de Natal. Tanto tempo depois os habitantes de Springfield já fazem parte da nossa vida. David Silverman, um dos principais cartunistas da série desde o começo e que foi inclusive o diretor da versão cinematográfica, compartilhou em sua conta de Twitter alguns esboços de personagens e cenas da série que dão uma ideia do trabalho por trás desta animação.

Entre as imagens que Silverman compartilhou há esboços de Marge Simpson (a que está de imagem desta notícia e que foi desenhada por Wes Archer), Milhouse e Edna Krabappel, desenhados por Dan Haskett. Também encontrou um desenho no qual preparava a primeira aparição de Milhouse na televisão.

Também vimos David Silverman, o cartunista que compartilhou estas imagens no Twitter, nos Simpsons como o encarregado de desenhar Poochie, o cachorro com a voz de Homer.

As imagens que tuiteou pertencem aos primeiros anos da série. Nesta podemos ver as anotações que o cartunista fez a si mesmo para retomar o desenho dos personagens depois. Neste caso, se trata de uma cena protagonizada por Bart.

Outros esboços correspondem a capítulos concretos. Estão os da primeira Casa da árvore do terror em uma paródia de O corvo, de Edgar Allan Poe, fragmento dirigido pelo próprio Silverman.

Outras imagens pertencem à sequência de Homer no país do chocolate, dentro do capítulo Burns Verkaufen der Kraftwerk. Silverman se encarregou de supervisioná-la pessoalmente para conseguir o efeito que queria no personagem.

Há mais esboços de Homer para os capítulos Bart the Genius (segundo capítulo de Os Simpsons) e The Bart Simpson Show, ambos emitidos em 1990.