CUBA CASTRO

Fidel Castro reaparece em público pela primeira em nove meses

O dirigente cubano, de 87 anos, foi à inauguração de um estúdio em Havana

Fidel Castro nesta quarta-feira em Havana.
Fidel Castro nesta quarta-feira em Havana.S.C/M.P (Getty Images)

O ex-presidente cubano Fidel Castro apareceu em público nesta quarta-feira pela primeira vez desde abril de 2013. Castro foi à inauguração de um estúdio de arte em Havana, no mesmo dia em que se cumpriam 55 anos de sua entrada na capital em 1959, segundo jornais oficiais.

O líder, de 87 anos e afastado do poder desde 2006, visitou a abertura do "Kcho estudo Romerillo, Laboratório para a arte" que, segundo publica o diário Granma, é um núcleo cultural sem fins lucrativos para a experimentação e difusão artística.

"Passadas as nove da noite e no aniversário 55 anos da entrada em Havana de Fidel à frente do Exército Rebelde, o líder histórico da Revolução chegou ao estúdio da rua 9, número 120 no bairro Romerillo da Praia e saudou a artistas e pessoas que aplaudiram com emoção o recém-chegado", diz o jornal oficial do Partido Comunista cubano (PCC).

O ex-presidente visitou a nova galeria e a mostra "Lam, é imprescindível", com obras originais de Wilfredo Lam, e a exposição "O pensador" do artista cubano Alexis Leyva "Kcho", que esteve presente na inauguração, assim como o historiador de Havana Eusebio Leal.

Fidel Castro retirou-se do poder em 2006 e delegou o comando do país a seu irmão Raúl, que em 2008 foi ratificado formalmente como presidente de Cuba. Desde então, o líder da revolução cubana mantém um baixo perfil público com esporádicas aparecimentos em contados atos e com a publicação, cada vez menos frequente, de artigos em imprensa. No último 1 de janeiro, o presidente Raúl Castro liderou na cidade oriental de Santiago de Cuba o ato político central pelos 55 anos do triunfo da revolução.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: