_
_
_
_
_
Copa do Mundo

Nasce a Brazuca, a bola oficial da Copa

600 jogadores profissionais participaram nos testes para criar a bola do encontro mundial do futebol

Cafu, Vidal de Souza e Seedorf apresentam a bola.
Cafu, Vidal de Souza e Seedorf apresentam a bola.A. Lacerda (EFE)

A Copa do Mundo de 2014 já tem bola oficial. Apresentado no Parque Lage no Rio de Janeiro, Brazuca (em referência ao carinhoso apelido com o qual se denominam os brasileiros tanto no Brasil como no resto da América Latina) nasceu com 437 gramas de importância e 69 centímetros de circunferência. Rodará pelos estádios das doze sedes da Copa - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador - e tudo indica que cativará a simpatia da torcida. Seu colorido, em tonalidades verde, azul e laranja evoca a energia positiva do povo brasileiro, embora também as mundialmente conhecidas fitas de lembrança do Senhor de Bonfim, padroeiro da Bahia.

Segundo o fabricante, Brazuca é o produto de dois anos e meio de testes. 600 jogadores dos bons e dos melhores, a nível mundial  -Lionel Messi, Iker Casillas ou Zinedine Zidane, entre outros - participaram nos experimentos preliminares até chegar ao resultado final: uma esfera composta por seis painéis em hélice inspirada no Tango 12 (Eurocopa 2012 ), o Cafusa (Copa Confederações 2013) e a bola oficial da Champions League. Adidas afirma que nenhuma bola foi submetida a tantas provas na história da marca.

Na apresentação ante a imprensa mundial no bucólico Parque Lage do Rio de Janeiro, os padrinhos de Brazuca foram os brasileiros Cafu e Hernane, e o holandês Seedorf, que elogiaram as qualidades da nova bola da Copa e até se animaram a tocá-la com a cabeça. Dizem que é leve e que surpreenderá às seleções participantes na Copa do Mundo. Não há dúvida de que o desenho é ousado e que responde de forma fidedigna à campanha do fabricante “tudo ou nada”, com o lema “me ame ou me odeie”. A ideia é não deixar a ninguém indiferente. Por enquanto, seu nome já recebeu a aprovação de 78% do milhão de internautas que se pronunciaram. Seu desenho e seu desempenho sobre o terreno de jogo ainda deverão receber as bênçãos das seleções e suas torcidas.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_