_
_
_
_
_

Polícia confirma que detido é autor dos disparos contra o jornal ‘Libération’

Abdelhakim Dekhar foi condenado em 1998 como cúmplice de um casal de jovens que aspiravam ser ladrões de bancos e mataram um taxista e três polícias em 1994

Imagem de Abdelhakim Dekhar, que participou de um outro crime célebre em 1994
Imagem de Abdelhakim Dekhar, que participou de um outro crime célebre em 1994EL PAÍS

O homem mais procurado da França foi detido ontem à noite em Bois-Colombes, na periferia noroeste de Paris, e se trata de um velho conhecido da polícia, da justiça e da opinião pública. O suposto autor do ataque armado contra Libération, que deixou ferido um jovem fotógrafo que colaborava com o diário, se chama Abdelhakim Dekhar, tem 47 anos e é um ex-presidiário célebre: foi condenado em 1998 como cúmplice de Florence Rei e Audry Maupin, um casal de jovens exaltados que aspiravam ser ladrões de bancos e que mataram a um taxista e a três polícias em 1994, protagonizando um acontecimento que inspirou a literatura, dramas, programas de televisão e filmes em abundância. A análise de DNA confirmou que o detento é a mesma pessoa que atacou Libération.

Dekhar, alias Toumi, nascido em 1965 em Algrange (Moselle), foi condenado há 15 anos por facilitar o acesso de  Rei, com 19 anos na época, e o seu louco amante Maupin, de 22, a escopetas –uma delas do calibre 12, como a que ele mesmo usou na segunda-feira em Libération. Os imitadores de Bonnie & Clyde com conexões anarquistas e de extrema esquerda usaram as armas para abater quatro vítimas há quase 20 anos.

O suspeito, cuja identidade foi revelada ontem à noite, foi detido para as sete da tarde em circunstâncias bastante estranhas. Um homem que disse dividir sua casa com ele se apresentou em uma delegacia e contou que, falando do caçador solitário que na segunda-feira semeou o pânico em Paris, seu conhecido lhe tinha confessado que cometia “ uma estupidez”.

A arma que o atirador usou era uma escopeta de caça calibre 12, com os canos cortados, que pode serve para caçar um javali 

O cidadão acompanhou os agentes até um estacionamento subterrâneo de Bois-Colombes, que localizaram Abdelhakim Dekhar em um carro em estado de coma, quase inconsciente; segundo os policiais, os pesquisadores não puderam o interrogar nem notificar seus direitos porque ele tinha tentado se suicidar ingerindo medicamentos.

A arma que ele portava é uma escopeta de caça do calibre 12, com os canhões recortados, que pode ser carregada com munições para a caça de javali

Dekhar foi transferido em uma ambulância até um hospital para ser interrogado sob supervisão médica, segundo confirmou o prefeito de Bois-Colombes, Yves Révillon, a alguns jornalistas presentes no local da detenção.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_