_
_
_
_
_

Como a gestão empresarial dos nazistas modelou o capitalismo alemão

Historiador francês Johann Chapoutot soma-se a outros autores que apontam a continuidade entre o nacional-socialismo e o liberalismo

Marc Bassets
Judeus descem do trem nos arredores do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em 1944.
Judeus descem do trem nos arredores do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em 1944.Yad Vashem

Os nazistas não eram extraterrestres. Eram homens e mulheres de carne e osso, como nós. Não exatamente monstros. São nossos contemporâneos. Como escreve o historiador francês Johann Chapoutot em referência a uma figura do nacional-socialismo que depois prosperou na democracia, algumas biografias “têm quase o valor de uma parábola para ler e entender o mundo em que vivemos”.

O estudo daqueles 12 anos – entre 1933 e 1945, quando Adolf Hitler tomou o poder na Alemanha, perseguiu as minorias, iniciou a Segunda Guerra Mundial, tentou e quase conseguiu o extermínio total dos judeus da Europa e terminou com a derrota e a destruição de seu país – é inesgotável. E na França, que foi ocupada e colaborou com a Alemanha de Hitler, um enfoque recente é a exploração da atualidade do nazismo. O último exemplo é o ensaio de Chapoutot, Libres d’obéir. Le management, du nazisme à aujourd’hui (Livres de obedecer. A gestão de empresas, do nazismo à atualidade, sem tradução ao português, publicado em francês em janeiro pela editora Gallimard).

Mais informações
Margot Frank, a la derecha, en un club de remo en 1941.
Margot Frank também escreveu um diário
Visitantes en la entrada del antiguo campo de concentración de Auschwitz, en Polonia.
Selfie na câmara de gás
Cacharros de cocina de víctimas de los nazis conservados en Auschwitz.
Livros saídos do horror de Auschwitz

É um livro breve, denso, escrito com energia e documentado: 142 páginas de texto, 18 de bibliografia e notas. Conta a história de Reinhard Höhn (1904-2000), um respeitado jurista e historiador militar, e general das SS. Com o fim da guerra, e após um breve período de ostracismo, fundou a escola de negócios de Bad Harzburg, na qual se formaram as elites empresariais da República Federal da Alemanha (RFA). E assim contribuiu decisivamente para modelar o capitalismo alemão do pós-guerra.

Libres d’obéir não é uma biografia de Höhn, e não é uma tentativa de demonstrar que a gestão empresarial tem origens nazistas, o que seria falso, de acordo com o autor, pois já existia várias décadas antes. É uma análise pormenorizada, através da figura de Höhn, da continuidade entre os métodos organizacionais do nacional-socialismo – métodos e ideias que Höhn teorizou antes da guerra – e o mundo empresarial e o liberalismo econômico contemporâneos.

Chapoutot desmente um lugar comum: que o totalitarismo nazista era estatista, ou seja, que dava um papel preponderante ao Estado. Afirma o contrário: que o Estado se identificava com um velho mundo burocrático e estrangulado. E que era a superação das regulamentações absurdas e a liberação das forças criativas da comunidade o que, em uma luta darwinista, permitia o triunfo da Alemanha. Essa ideia teve uma tradução administrativa: a criação de inúmeras agências públicas que, fora do mamute estatal, competiam entre si. E se traduziu em uma nova organização do mundo trabalhista que procurava combinar os objetivos rígidos com a flexibilidade e a autonomia para aplicá-los.

Höhn, ideólogo da administração alemã sob o nazismo, voltou a sê-lo a partir dos anos cinquenta na Akademie für Führungskräfte, por onde passaram 600.000 dirigentes das principais empresas do país. Caiu em desgraça nos anos setenta, com a revelação de seu passado e o surgimento de novos métodos de gestão, mas sua marca não desapareceu. Ele continuou ativo até os anos noventa.

O método de Bad Harzburg prescrevia “a administração por delegação de responsabilidade”, escreve Chapoutot. O funcionário não era um “subordinado” e sim “um colaborador”, “uma pessoa que age e pensa de maneira autônoma”, acrescenta citando Höhn. E o coloca em relação com o chamado “ordoliberalismo” e a “economia social de mercado” da RFA. E com um de seus pilares: a Mitbestimmung ou decisão em conjunto, que permite aos trabalhadores ter voz na gestão da empresa: a busca do consenso – e do consentimento do súdito ou governado, a “liberdade de obedecer” do título – é essencial, segundo o autor, tanto antes como depois da guerra.

A operação de Chapoutot – se fixar em um detalhe, amplificá-lo com lupa e mostrar a “contemporaneidade” e “modernidade” do nazismo – é semelhante à feita por Éric Vuillard no romance A Ordem do Dia, premiado com o Goncourt. Vuillard se debruça sobre uma cena: a reunião, em 20 de fevereiro de 1933, entre Hitler e os principais empresários alemães. Muitas dessas empresas não desapareceram entre as ruínas de 1945. “Não podemos achar que tudo isso pertence a um passado distante”, escreve Vuillard. E diz que o filho de um dos próceres de 1933, Alfried Krupp, “se transformará em um dos homens mais poderosos do mercado comum, o rei do carvão e do aço, o pilar da paz europeia”.

Vuillard é um romancista sutil, um estilista habilidoso e Chapoutot, um historiador rigoroso e respeitado. Poucas semelhanças com Philippe de Villiers, figura destacada do soberanismo eurocético, criador do parque histórico Puy du Fou e autor do ensaio J’ai tiré sur le fil du mensonge et tout est venu (Puxei o fio da mentira e tudo veio, não traduzido ao português, publicado em 2019 em francês pela Fayard). Seu registro é outro. Tenta desacreditar o projeto europeu e, para isso, denuncia – entre meias verdades e mentiras, como disseram vários historiadores no Le Monde – os pais fundadores da União Europeia como ex-nazistas e colaboracionistas (Walter Hallstein e Robert Schuman) e agentes da CIA (Jean Monnet). “O gene de desconstrução que enfraquece a União Europeia estava no DNA dos pais fundadores”, declarou ao Le Figaro.

Com rigor e estilo, e utilizando interpretações enviesadas e próximas às teorias da conspiração, aflora um traço comum: a associação de ideias mais ou menos explícitas, entre o mundo de ontem e o de hoje, entre o nazismo e o liberalismo, entre o nazismo e a UE.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_