_
_
_
_
_

Cirurgia de Bolsonaro para retirada da bolsa de colostomia é finalizada com êxito após 7h

Procedimento demorou cerca de 7h e presidente está consciente e estável, afirmou o porta-voz da Presidência

Beatriz Jucá
Imagem de um vídeo divulgado pelo presidente antes da cirurgia.
Imagem de um vídeo divulgado pelo presidente antes da cirurgia.Twitter

A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro para retirada da bolsa de colostomia foi finalizada com êxito, segundo informou a assessoria do Palácio do Planalto. O procedimento demorou cerca de sete horas,mais do que o dobro do que estava previsto inicialmente, mas o presidente está "consciente e estável", na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recupera. Segundo o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rego Barros, a cirurgia, realizada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, ocorreu entre as 8h30 e as 15h30 e sem intercorrências ou a necessidade de transfusão de sangue. A demora além do previsto ocorreu por conta de aderências no intestino (tecido fibroso que precisa ser retirado para evitar obstruções).

A estimativa é que o presidente fique em observação por cerca de 48 horas, período em que será substituído pelo vice-presidente Hamilton Mourão na Presidência. A partir do terceiro dia, Bolsonaro deve voltar a despachar como presidente do próprio hospital. Ele deve continuar na UTI até o final da internação, que deve durar dez dias. Ele divide o local, no quinto andar do hospital Albert Einstein, com outros pacientes, mas uma sala ao lado foi equipada com computador e internet para que ele possa despachar a partir de quarta-feira. Existe ainda a possibilidade de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) serem utilizados por ministros em viagens a São Paulo para despachar com o presidente no hospital.

Carlos Bolsonaro, filho do presidente, acompanhou a equipe médica no centro cirúrgico. A esposa Michelle Bolsonaro e os filhos Eduardo e Renan estavam no hospital no momento da cirurgia, mas não falaram com a imprensa. Também integrava a comitiva do presidente o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rego Barros.

Esta é a terceira cirurgia realizada em Bolsonaro desde que ele sofreu um atentado à faca durante um evento de campanha em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro do ano passado. A lesão comprometeu o intestino, e desde então Bolsonaro usava uma bolsa de colostomia para evitar a passagem de fezes pela região comprometida e consequentes infecções no período de cicatrização. Cerca de uma semana após o atentado, o presidente voltou a passar por uma intervenção cirúrgica de emergência por conta de aderências que obstruíam uma das alças do intestino. Agora, quatro meses e meio depois, ele passou por um novo procedimento para retirar a bolsa de colostomia e reconstruir o trânsito intestinal.

Mais informações
Hamilton Mourão, gabinete aberto e opinião formada sobre tudo
Escândalo acende alerta para clã Bolsonaro nas redes sociais

Bolsonaro deu entrada no Albert Einstein por volta das 10h30 do último domingo para realizar exames de sangue e de imagem pré-cirúrgicos. O procedimento desta segunda era menos complexo que os dois anteriores, mas também exigia anestesia geral e uma abertura de cerca de 30 centímetros do abdômen do presidente. Apesar de longo, o procedimento ocorreu com normalidade.

O professor de cirurgia intestinal do Hospital das Clínicas, Carlos Walter Sobrado, explicou ao EL PAÍS que, nos primeiros dias de internação, Bolsonaro iniciará uma dieta líquida. Se tiver boa aceitação e o intestino começar a funcionar sem provocar dores, passa para uma dieta pastosa. Não havendo complicações, o paciente já pode receber alta para concluir o pós-operatório em casa. A preocupação neste período, afirma, é garantir que a sutura está bem feita e que não há chance de vazar fezes nem gases para a cavidade abdominal. “Se tem uma microperfuração, pode vazar fezes. Aí o paciente vai sentir dor, ter distensão abdominal e febre”, acrescenta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_