_
_
_
_
_

15 quadros para imprimir de graça (e dar de presente no Natal)

Grandes museus do mundo permitem fazer o download de suas obras através de seus sites

Héctor Llanos Martínez

Se você não sabe o que dar de presente neste Natal, por que não uma pintura de Velázquez, Van Gogh ou Berthe Morisot? Os principais museus do mundo tornaram isso muito fácil graças às suas coleções virtuais, que incluem milhares de imagens, isentas de direitos, em alta resolução para download e impressão. E tudo de graça.

Quem desejar pode ter emoldurada em sua casa as Ninfeias de Monet ou As Três Graças, de Rubens, só para citar algumas. Embora isso não possa ser comparado com a contemplação das pinturas reais ao vivo, a iniciativa aproxima o público de lugares como o Museu do Prado, em Madri, o Rijksmuseum, em Amsterdã, o Instituto de Arte de Chicago e o Metropolitan, de Nova York, que há anos compartilham parte de suas coleções na internet. Além das obras, há toneladas de informações sobre elas.

Apresentamos a seleção de algumas imagens para imprimir, embora existam centenas de milhares de obras que podem ser encontradas nos sites desses museus. Clique em cada imagem para acessar sua página de download.

Instituto de Arte de Chicago

Este museu norte-americano abriu ao grande público boa parte de seu arquivo digital em 2018. No seu site podem ser acessadas 44,313 imagens de alta resolução por Creative Commons (CC), que correspondem a obras de sua coleção.

Museu do Prado, de Madri

Desde 2010, a pinacoteca espanhola permite baixar imagens em alta definição que fazem parte de seu impressionante catálogo artístico. Em 2015, com a criação de um novo site, o número de obras disponíveis começou a ser ampliado, chegando às atuais 16.297 imagens.

Rijksmuseum, de Amsterdã

A iniciativa do centro de arte holandês vai um passo além quando se trata de compartilhar imagens. A instituição criou o Rijksstudio, uma oficina criativa virtual onde convida o público não apenas a baixar seus trabalhos, mas também a ser criativo e a usá-los em todos os tipos de objetos, desde camisetas a carcaças para celular.

Museu Metropolitano de Nova York

Desde 2017, o museu de Nova York compartilha mais de 406.000 obras para "usar, compartilhar e misturar sem restrições", ao gosto de cada um. Em seu site, as que são de domínio público são identificadas com um símbolo quadrangular com as iniciais OA no interior.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_