_
_
_
_
_

De que lado está o sexismo nesta imagem de Jennifer Lawrence?

Foto em que a atriz aparece em vestido decotado ao lado de homens cobertos gera reação na internet. Indignada, ela se pronunciou dizendo que agiu por escolha própria e considerou sexistas os comentários

Jennifer Lawrence posando (sem casaco) com seus colegas de elenco
Jennifer Lawrence posando (sem casaco) com seus colegas de elencoDave J Hogan (Getty Images)

As temperaturas de Londres não passam dos 8 graus nestes dias. Não é de se estranhar, portanto, que Francis Lawrence, Matthias Schoenaerts, Joel Edgerton e Jeremy Irons tenham comparecido ao lançamento do filme Operação Red Sparrow na capital britânica sob várias camadas de agasalho. Mas entre os suéters e casacos do diretor e dos integrantes masculinos do elenco, Jennifer Lawrence posava em um Versace sem mangas, com amplo decote e generosa fenda na perna. A foto gerou polêmica e muitos internautas a consideraram sexista já que, enquanto o elenco masculino se protegia do frio, a protagonista feminina tirou o casaco com que chegou ao photocall para exibir seu vestido.

No Twitter, alguns usuários não hesitaram em denunciar a pressão a que as mulheres estão submetidas nos tapetes vermelhos. “Que imagem mais deprimente (e reveladora). Sobretudo porque saí de casa hoje e está fazendo um frio de rachar”, escreveu a escritora Helen Lewis em sua conta. Zelda Williams (filha do falecido Robin Williams) também se pronunciou a respeito: “Sim, conheço uma grande quantidade de homens que vêm às junkets recém-saídos da cama enquanto suas colegas femininas estão acordadas desde as quatro da manhã fazendo cabelo e maquiagem. As expectativas que se tem do físico das mulheres para serem consideradas ‘trabalhadoras’ são dez vezes maiores”.

Wow. I don't really know where to get started on this "Jennifer Lawrence wearing a revealing dress in the cold"...

Gepostet von Jennifer Lawrence am Mittwoch, 21. Februar 2018

No podcast de Adam Buxton, Greta Gerwig, indicada para o Oscar de melhor direção por Lady Bird, falou precisamente das exigências às quais as mulheres são submetidas nos tapetes vermelhos. “Conhece a frase ‘Ginger Rogers teve que fazer o mesmo que Fred Astaire, só que de costas e de salto alto’?”, perguntou Gerwig. “Isso é literalmente o que as mulheres têm que fazer quando vão a esses eventos […] Não que se vestir bem e parecer perfeita seja ruim. É superdivertido arrumar-se e estar bonita, o problema é o que há por trás disso: ser avaliada basicamente por sua aparência”, acrescentou. A diretora fez uma interessante reflexão sobre como, em sua opinião, não há nada de mau em se arrumar, o problema está na pressão a que as mulheres são submetidas para estar bonitas ou não ganhar peso.

Indignada com as reações, Jennifer Lawrence escreveu um post em seu perfil no Facebook nesta quarta-feira dizendo que agiu por vontade própria e que se sentiu ofendida com os comentários. "Isso não é apenas ridículo, estou extremamente ofendida. Esse vestido Versace é fabuloso, você acha que eu vou cobrir esse vestido maravilhoso com um casaco e um lenço? Fiquei fora por 5 minutos. Eu teria ficado na neve por esse vestido porque eu amo a moda e essa foi minha escolha. Isso é sexista, isso é ridículo, isso não é feminismo", escreveu.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_