_
_
_
_
_

Réveillon para preguiçosos: ideias rápidas para a ceia de Ano Novo

Se tantos preparativos fundiram seus neurônios e sua criatividade ficou congelada, respire aliviado: vamos socorrê-lo com receitas que podem ser preparadas em um instante e lhe renderão elogios

Você quase vai levar mais tempo para pôr a mesa do que para fazer estas receitas que apresentamos
Você quase vai levar mais tempo para pôr a mesa do que para fazer estas receitas que apresentamosPIXABAY
Mais informações
Jogar o macarrão na parede e outras 18 aberrações que cometemos ao cozinhar massas
Prove o rabo de galo antes que ele se transforme em artigo hipster
Por que os frutos secos não engordam?

O fim de ano está batendo à porta e você já está cansado de pensar em menus que satisfaçam a todo mundo, transformar as sobras em outros pratos − parece que, um ano mais, o time de futebol extra para o qual você tinha cozinhado não chegou − e sobreviver a tantos eventos sociais sem discutir muito com ninguém. Se você já perdeu o genoma da criatividade culinária e tem sérias tentações de pedir comida chinesa, colocar um qipao ou um hanfu e servir frango ao limão sem se descabelar – fingindo que foi feito por você −, pare um segundo. E respire.

Antes de jogar a toalha, que tal usar alguma de nossas ideias para sobreviver ao último desafio do ano sem se lançar ao abismo da comida a domicílio? Algumas são para abrir e servir, outras são preparadas com a ajuda dos próprios convidados e outras dão um pouquinho de trabalho a mais, mas são um prato perfeito para alimentar um monte de convidados pelo mesmo esforço que você investiria se fossem apenas duas pessoas. Há sugestões vegetarianas, com carne, queijo, peixe e até sobremesas e bebidas: temos dicas para todos os gostos.

Fondue

O mais difícil é conseguir o aparelho, porque a gente o usa tão pouco que é difícil tê-lo em casa. Peça-o emprestado a amigos, use uma panela de cozimento lento (crock-pot) ou uma assadeira elétrica. Para que fique bom, deixe de lado as misturas embaladas e vá a uma queijaria procurar uma combinação que você goste, com dois queijos mais suaves e um mais forte, para dar uma intensidade extra. Se tiver um queijeiro conhecido, peça ajuda a ele (quem sabe ele também tenha um aparelho de fondue para emprestar).

Esfregue o fundo da panela com um dente de alho, acrescente a mistura de queijos e um pouco de vinho branco seco (para 4 pessoas, 800 gramas de queijo e 250 ml de vinho). Espere derreter e misture fazendo movimentos em forma de oito a partir da base do recipiente, até conseguir uma textura fundida e amalgamada. Se você tiver dificuldade para obter a textura adequada, dilua no vinho um pouco de amido de batata ou maisena: não tente trapacear acrescentando mais vinho durante o preparo, porque não vai funcionar. Além do clássico pão − tenha três tipos diferentes preparados, com texturas e sabores que contrastem entre si −, você pode molhar picles, palitos de cenoura, aipo, maçã ou brócolis quase crus.

Vá procurando espaço para o monumento que vão erguer em sua homenagem
Vá procurando espaço para o monumento que vão erguer em sua homenagemWIKIMEDIA

Raclette

É uma opção semelhante à anterior que requer menos quantidade de queijo − e de um só tipo − e permite mais acompanhamentos, que prepararemos no mesmo tipo de panela. Sem esquecer a sempre deliciosa possibilidade de deixar cair queijo derretido sobre uma batata assada, o que já faz valer a pena esta preparação. Acompanhe com picles, cebolinhas, alcaparras, hambúrgueres pequenos, pão, embutidos ou carnes curadas, geleia de cebola ou tomate, e pimenta para enfeitar. Além de ajudar a economizar tempo, o ato de cozinhar em conjunto a comida é muito divertido (e festivo).

Uma mesa de defumados

Se todos os convidados gostam de peixe, você pode dar a uma boa mesa de defumados o papel de destaque da ceia. Um bom filé de salmão inteiro presidindo a mesa diz “hoje celebramos algo” como poucas outras coisas. Se preferir que haja mais variedade, faça uma travessa com salmão, truta, bacalhau, sardinha e cavala (a enguia também é uma delícia, mas é mais difícil de encontrar). Ponha ao lado umas torradas, um pouco de pão de centeio, manteiga, um moedor de pimenta, limão, alcaparras ou cebolas pequenas, creme azedo − ou nata fresca, menos ácida, mas igualmente gostosa −, cebolinha, bagels, queijo cremoso e fatias de rabanete. Resta apenas sentar os convidados à mesa e procurar a melhor combinação de ingredientes possível.

Salmão é sinônimo de celebração
Salmão é sinônimo de celebraçãoWIKIMEDIA COMMONS

Quiche ou tortas salgadas

Preparar o recheio de um único quiche e preparar o de três requer mais ou menos o mesmo esforço, e pensar em três recheios diferentes também não exige muito mais. Aqui você tem a receita e algumas indicações para que ela fique perfeita. Você pode adaptá-la a seu gosto para fazer quiches de sabores muito diferentes. Comece com uma de maçã, bacon e queijo de Idiazábal que demonstra que o porco e essa fruta combinam perfeitamente. Experimente colocar por dois minutos no micro-ondas brócolis cozinhado ao vapor, queijo azul e avelãs (mais uma cebola escalfada em um pouquinho de azeite para que o resultado seja mais cremoso).

Se gostar de peixe, faça uma infusão do creme que usará para o recheio com a cabeça de oito lagostins, esmague tudo e passe por um coador metálico. Escalfe alho-poró, cebola e abobrinha, acrescente 100 gramas de salmão defumado picado e prepare o quiche (sem os lagostins). Quando estiver pronto, retire do fogo e ponha em cima (quando ainda estiver bem quente) os lagostins, que ficarão temperados e muito macios. Essa opção também não o convence? Experimente com cogumelos – previamente refogados para que não molhem a massa − e alhos.

Massa gratinada

Uma travessa de lasanha, macarrão ou nhoque, com uma camada de queijo fundido e crocante em cima, recém-saída do forno e colocada no centro da mesa: não é a mais singela de nossas opções, mas cheirará à glória e não exigirá que você passe o dia todo na cozinha. Se preparar uma massa à bolonhesa, com molho bechamel ou alguma outra que possa ser recheada al dente − uns pacceri ou rigatoni grandes, ou uns galets −, pode poupar o trabalho de montar uma lasanha e, além disso, conseguir uma apresentação diferente. Ponha uma base generosa de bechamel em uma bandeja ou caçarola e, sobre ela, a massa em vertical. Recheie com o molho à bolonhesa, cubra com seu queijo favorito − parmesão ou pecorino para mim, por favor – e gratine até que fique dourado e cheire bem. Também pode trocar esse molho por outro de espinafres, passas, pinhões, leite evaporado e algum queijo fresco. Muito sofisticado? Macarrão com chouriço para todos.

Rosbife

Talvez um dos pratos com a melhor relação esforço-resultado que se pode cozinhar para várias pessoas. Na verdade, chamar de cozinhar é um exagero, já que todo o trabalho é feito pelo forno. Dá para prepará-lo temperado com mostarda e alecrim, com molho de vinho e nozes, com páprica, laranja e canela e até sem forno. Pode acompanhá-lo com purê de cenoura e pastinaca, com purê de abóbora ou com ervilhas e hortelã. Se sobrar, no primeiro dia do novo ano você poderá aliviar a ressaca com um sanduíche.

Uma boa variedade de antepasto

Outra maneira fácil e variada de alimentar muitos convidados sem gastar rios de dinheiro nem deixá-lo esgotado são estas entradas italianas, que admitem tantas variações que certamente não descontentarão ninguém. Mantendo o conceito, mas sem ser muito estritos com a origem dos alimentos, podemos nos concentrar em comprar algumas boas conservas italianas − suas alcachofras e tomates no azeite são de outra categoria − e economizar incluindo alguns produtos locais. Se misturarmos uma boa mortadela com lombo curado ou presunto, azeitonas, anchovas, pimentões recheados com queijo, legumes grelhados ou em conserva, azeitonas e picles, teremos uma interessante variedade. Tudo isso com pão, grissini e focaccia, e todos ficam contentes.

Festival de vegetais assados

As entradas são sempre uma boa opção
As entradas são sempre uma boa opçãoFREEGREATPICTURE.COM

Perfeito para quando você tem convidados vegetarianos, não aguenta mais comer carne nas festas ou quer enxugar o orçamento. Ponha na mesa tigelas com diferentes molhos: queijo fresco com ervas, pimenta com ervas picadas (como o pico de gallo mexicano ou o pebre chileno), manteiga ou maionese personalizada, e no centro da mesa coloque os vegetais recém-tirados do forno. Se tiver convidados desses que não podem viver sem carne ou peixe, sirva uns filezinhos de porco, bacalhau ou pescada ao forno.

Saladas de frutas

A esta altura, a única possibilidade de que alguém coma a sobremesa é que ela seja leve e muito, muito fresca. À salada de manga, mirtilos e lima você pode acrescentar uma bola de sorvete de coco. Na de kiwi com framboesa e tangerina, você pode esmagar as framboesas com iogurte grego para fazer uma base cremosa. Sobre a de pera, laranja e amoras, você pode ralar um pouco de chocolate com alta porcentagem de cacau.

E para beber, ponche

Preparar 10 coquetéis um por um pode parecer boa ideia, mas quando chega a hora de você fazê-los, percebe que não era. Os coquetéis que você pode preparar em grandes quantidades − se uma jarra for insuficiente, resgate a sopeira da vovó e sirva-os nela − são perfeitos para este tipo de celebrações, e há muitas opções para você fazer sucesso. Por exemplo, este ponche quente de rum e maçã, que tem um sabor bastante suave, apesar de levar rum. Outra opção quentinha e reconfortante é o vinho quente ou Glühwein alemão, picante, saboroso e capaz de nos transportar a um mercado natalino na Alexanderplatz com um só sorvo. Gosta de algo mais tradicional? Siga os conselhos do Marc Álvarez e prepare uma sangria digna de sua tropa de convidados. A esta altura, já estarão erguendo um monumento em sua homenagem.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_