_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Terror em Londres

O jihadismo é um projeto derrotado que comemora a morte de inocentes de qualquer raça e religião

Um policial patrulha o lugar do ataque terrorista.
Um policial patrulha o lugar do ataque terrorista.EFE

Na noite de sábado, o terror voltou a atingir o coração de Londres, uma das cidades mais abertas, diversificadas e cosmopolitas do mundo. As sete vítimas fatais e os mais de cem feridos neste novo atentado se unem à imensa dor causada pelo ataque sofrido em Manchester na semana anterior, que também deixou um trágico rastro de vítimas, e ao sofrido em março nas imediações da ponte de Westminster e do Parlamento britânico. Não é difícil imaginar o estado de choque no qual esta sequência de atentados brutais deixou a população do Reino Unido. Os agressores praticaram uma fúria sem limites, buscando semear o pânico, gerar uma comoção sem precedentes e submeter a população ao medo e ao desespero.

Mais informações
Trump aproveita atentado de Londres para reivindicar seu veto migratório
Doze pessoas são presas após atentados em Londres
As imagens dos ataques no centro de Londres

As instruções divulgadas na própria noite do atentado pela polícia metropolitana de Londres, aconselhando a população a fugir ou, se fosse o caso, esconder-se em lugares seguros, relatam com toda crueza até que ponto o terrorismo jihadista ameaça nossa convivência e a normalidade do dia a dia. É imperioso proteger-se diante de uma ameaça de tal calibre. Inevitavelmente, como já ocorreu em determinado momento com a aviação, muitas de nossas rotinas diárias estão já se transformando, especialmente nos grandes centros urbanos, povoados agora de barreiras físicas e com visíveis contingentes policiais.

Os inconcebíveis níveis de niilismo e desprezo pela vida civilizada praticados pelo terrorismo jihadista revelam o absoluto fracasso de seu projeto. O jihadismo é um projeto derrotado cujo único objetivo é nos fazer pagar um preço alto por tê-lo revelado como é: uma ideologia que comemora a morte de inocentes de qualquer raça, religião e condição em qualquer parte do mundo, seja Cabul, seja Londres, e que, por isso, carece de qualquer capacidade de se impor. Depois do medo e da raiva, sentimentos legítimos, confiemos em nosso melhores trunfos: a superioridade moral, a unidade, a eficácia policial e a cooperação internacional.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_