_
_
_
_
_

Queda do sistema de informática da British Airways afeta milhares de pessoas pelo mundo

Empresa cancelou seus voos de Londres e Madri, mas descarta que tenha sido ciberataque

Passageiros afetados pela falha de sistema da British Airways.
Passageiros afetados pela falha de sistema da British Airways.Daniel Leal-Olivas (AFP)
Mais informações
Família é expulsa de voo da Delta por se recusar a ceder assento de criança
United Airlines faz acordo amistoso com passageiro expulso à força de voo
Guia de etiqueta para que não te odeiem em aviões, trens e ônibus

A companhia aérea britânica British Airways (BA) sofreu neste sábado uma queda global de seu sistema informatizado, o que levou ao cancelamento de todos seus voos partindo dos aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, até as 18h, assim como os de Barajas (Madri). A falha nos computadores está provocando atrasos em sua rede em nível mundial, já que a empresa voa para mais de 100 países-.

A empresa assegura, segundo a agência de notícias Reuters, que não há “evidências” de que a falha se deva a um ciberataque, como o que no mês passado chegou a paralisar 16 hospitais no Reino Unido. Em Roma, Praga, Estocolmo e Málaga também foram registradas demoras, segundo relatos de passageiros colhidos pela rede britânica BBC. Questionada a respeito de quantos passageiros e voos haviam sido afetados e em quantos países, uma porta-voz da companhia se limita a reenviar seus comunicados e tuítes. O último foi às 12h, anunciando a falha.

Segundo a British Airways, seus especialistas trabalham para resolver o problema “o mais cedo possível”. “Por favor, não venham aos aeroportos. Sofremos uma importante falha no sistema de informática que está provocando problemas graves em nossas operações de voo em todo o mundo”, pediu a companhia aos viajantes.

Por enquanto não se sabe quantos voos foram afetados, mas os passageiros falam nas redes sociais sobre atrasos em seus voos e caos nos aeroportos, com longas filas para o check-in. O site da BA não está disponível no momento, e vários usuários se queixam de não conseguir fazer o procedimento de check in ou reservas pelo aplicativo de celular da empresa. Os problemas de informática da companhia aérea coincidem com o início de uma semana de férias escolares no Reino Unido, quando muitas pessoas resolvem viajar. A próxima segunda-feira é feriado em Londres.

A Iberia informa que seus voos afetados são os que saem do aeroporto de Heathrow, em Londres, porque usam o sistema de bilhetagem da BA. Seu primeiro voo desta manhã decolou sem problemas.

A British, parte do hispano-britânico IAG —que inclui as espanholas Iberia e Vueling e a irlandesa Aer Lingus—, não informou quantos de seus voos foram afetados pela queda do sistema nem a natureza do problema. As empresas aéreas que integram essa aliança disseram que esse problema no sistema afeta somente os voos da British Airways.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_