_
_
_
_
_

Final da Champions será jogada com o estádio coberto, por segurança

UEFA manterá os pontos de encontro para os torcedores, mas a polícia pediu aos clubes que não programem shows. Federação galesa confirma máximas medidas de prevenção

Eleonora Giovio
‘Fan Zone’ da final da Europa League
‘Fan Zone’ da final da Europa LeagueTT NEWS AGENCY (REUTERS)

A final da Champions League no dia 3 de junho, entre o Real Madrid e a Juventus, será jogada com o teto do estádio Millennium fechado por motivos de segurança, segundo confirmou nesta sexta-feira a Federação Galesa de Futebol em um comunicado. Também será fechada a cobertura nos treinamentos prévios tanto da Juve como do Real na sexta-feira, dia 2.

A decisão de cobrir o local foi tomada “levando em consideração as recomendações feitas pelas autoridades nas últimas semanas” e tanto o Real Madrid como a Juventus foram “avisados”. Será a primeira final da história a ser jogada com um estádio coberto. “O esquema de segurança de 1 a 4 de junho será o maior visto em um evento esportivo no Reino Unido”, assinalou o comunicado. De fato, a UEFA já realizou várias reuniões com ambos os clubes. As últimas serão na semana que vem.

Fan zones sem eventos

A UEFA confirmou que haverá mesmo as fan zones em Cardiff. O principal órgão europeu do futebol reagiu a algumas informações que diziam que tanto a própria UEFA como a prefeitura da capital galesa tinham decidido cancelá-las para evitar aglomerações, por medo de um possível ataque terrorista durante o dia da realização da final da Champions. “Ao contrário do que foi dito em alguns órgãos da mídia, haverá as fan zones conforme originalmente planejado sob estritas medidas de segurança, medidas que foram definidas durante vários meses em estreita cooperação com a Federação Galesa de Futebol e as autoridades locais”, garante a UEFA, que, como em anos anteriores, optará por não projetar a partida em área pública.

Mas o certo é que serão fan zones pela metade. Tanto que até mudarão de nome: fan meeting zone(lugar de encontro dos torcedores). As torcidas do Real Madrid e da Juventus terão uma zona de encontro onde se reunirem antes da partida, mas a informação que a polícia de Gales transmitiu ao Real Madrid é que por motivos de segurança não serão realizados shows nem outros eventos, como em edições anteriores.

As forças de segurança não querem que seja montado nenhum palco ou área especial de eventos pois pretendem evitar grandes aglomerações durante um longo período de horas. Não haverá, portanto, nenhum show nem encontro de ilustres veteranos, eventos que o Madrid, por exemplo, organizou em Lisboa e Milão.

As fan meeting zone serão tão somente pontos de encontro demarcados com estandartes e bandeiras de cada equipe que servirão mais para se passar por lá do que para se reunir. A área do Madrid ficará localizada na Churchill Way enquanto que a da Juventus estará na Callaghan Square, ambas situadas muito perto do estádio. Além disso, como em outros anos, não haverá nenhum local público onde a UEFA transmita a partida ao vivo.

Por outro lado, a entidade europeia confirmou que também será mantido o Champions Festival, área habilitada de quinta-feira a domingo na qual os torcedores poderão se fotografar com a orejona(orelhuda), enfrentar-se em partidas de minifutebol ou estar com algumas lendas do futebol que irão a Cardiff, entre outras atividades programadas pela UEFA.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_