_
_
_
_
_

Após demissão do diretor do FBI, Senado toma rédeas da investigação da trama russa

General Michael Flynn terá que entregar todos os documentos que o vinculam à Rússia

Jan Martínez Ahrens
O tenente-general Michael Flynn em 2014 quando dirigia a Agência de Inteligência da Defesa.
O tenente-general Michael Flynn em 2014 quando dirigia a Agência de Inteligência da Defesa.REUTERS

O tenente-general Michael Flynn está cercado. O Comitê de Inteligência do Senado convocou o conselheiro demitido de Segurança Nacional a entregar todos os documentos que o vinculam à Rússia. Entre eles, figura a lista de bens que Flynn possuiria naquele país e os registros, gravações e notas de suas reuniões com funcionários russos entre 16 de junho de 2015, data do início da campanha de Donald Trump, até sua posse em 20 de janeiro.

Mais informações
Os democratas questionam as intenções de Trump ao despedir a Comey
E-mails de Hillary derrubaram Comey
Trump e o jogo de espionagem de Putin

A ordem do poderoso comitê é de cumprimento obrigatório e vem depois de Flynn se recusar a entregar a informação voluntariamente. Além de Flynn, foram convocados outros antigos assessores eleitorais de Trump, como seu amigo e conselheiro de relações internacionais Carter Page. A investigação, que corre paralela à realizada pelo FBI e outro comitê da Câmara dos Representantes, procura esclarecer se a equipe de campanha do presidente teve colaboração do Kremlin em seus ataques à democrata Hillary Clinton.

Apesar de nenhuma prova definitiva ter sido encontrada até agora, a densidade dos contatos entre os homens de Trump e Moscou é de tal magnitude que as suspeitas não param de crescer. O caso mais avançado é o de Flynn. O general reformado dirigiu entre 2012 e 2014 a Agência de Inteligência da Defesa. Depois de ser demitido por seu caráter tirânico, passou a prestar consultoria no mercado russo, onde chegou a jantar com o presidente Vladimir Putin.

Trump, um admirador dos militares com experiência no campo de batalha, nomeou-o como assessor. Islamófobo e agressivo, logo conquistou um lugar no círculo íntimo do candidato republicano, ao lado do futuro procurador-geral, Jeff Sessions, e do atual estrategista chefe, Steve Bannon. Depois da vitória, foi premiado com o posto de conselheiro de Segurança Nacional, um cargo com acesso aos maiores segredos de Estado.

Durou só 24 dias no cargo. Em 13 de fevereiro foi obrigado a renunciar após a revelação de que ele havia mentido sobre o conteúdo de suas reuniões com o embaixador russo em Washington, Serguei Kislyak. Ele negou ao vice-presidente e à opinião pública que, um mês antes de chegar ao poder, havia conversado com o diplomata sobre as sanções impostas por Obama ao Kremlin por causa da campanha cibernética contra Clinton. Mas sua conversa com Kislyak foi gravada pelos serviços de inteligência e chegou ao então procurador-geral em exercício, Sally Kates, que alertou a Casa Branca de que Flynn estava mentindo e, portanto, era suscetível de chantagem pelos russos.

Desde então, Flynn não parou de afundar. Descobriu-se que não tinha a devida autorização para receber pagamentos de empresas russas e até que atuou como lobista para uma companhia próxima ao Governo turco sem ter licença para isso.

Assustado com o rumo tomado pelas investigações, Flynn tentou, um mês atrás, obter a imunidade em troca de uma deposição voluntária. O pedido foi negado. Agora é obrigado a entregar os documentos.

A decisão de exigir os dados por ordem judicial foi tomada após o fim do prazo, nesta terça-feira, para apresentá-los voluntariamente. E coincidiu no tempo com a decisão de Trump de demitir o diretor do FBI, James Comey, que tinha a seu encargo a investigação mais ampla e avançada sobre a trama russa. Com a saída de Comey, muitos democratas veem nos comitês do Senado e da Câmara dos Representantes o único caminho possível para descobrir a verdade.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_