_
_
_
_
_

Truque na calculadora do iPhone enlouquece a Internet

Trata-se de um gesto oculto que permite corrigir erros de digitação

José Mendiola Zuriarrain
Um iPhone 7 (à direita) e um iPhone 6.
Um iPhone 7 (à direita) e um iPhone 6.Kiichiro Sato (AP)

Se tem algo que caracteriza os produtos da Apple é que nem todas as suas funções e possibilidades são anunciadas, e o fabricante deixa que sejam os usuários que os descubram pouco a pouco. Com uma massa tão enorme de clientes, na maioria das vezes os truques e segredos das equipes são revelados em questão de dias ou semanas; entretanto, em raras ocasiões, alguns desses atalhos levam vários anos para serem descobertos. Pelo menos foi esse o caso de um velho truque do iPhone que está revolucionando as redes sociais.

Mais informações
Como carregar corretamente a bateria do celular: mitos e lendas
A Apple vai aumentar o preço do iPhone?
Por que os AirPods estão arrasando?
O iPhone faz 10 anos: assim evoluiu o ‘smartphone’ que mudou o mundo

Tudo começou na madrugada da quarta-feira passada. Um jovem sueco publicou na sua conta do Twitter um truque simples que havia descoberto em seu iPhone: deslizando o dedo sobre a tela numérica da calculadora pré-instalada no aparelho, o último dígito introduzido se apagava. Ou seja, quando a pessoa erra na hora de introduzir uma cifra na calculadora, com este gesto poderia apagar só o que foi mal digitado. Como o aplicativo não tem uma tecla “del”, o usuário, em princípio, se veria obrigado a apagar completamente o seu cálculo, apertando a tecla C. E se vê que praticamente ninguém conhecia esse gesto.

O tuíte em questão viralizou e em poucas horas foi reproduzido por mais de 25.000 pessoas, ao mesmo tempo em que choviam as menções de agradecimento entre os usuários. Como era possível que ninguém conhecesse essa função? O fato é que foram muitos os que expressaram sua irritação ao perceberem que haviam perdido muitíssimo tempo ao longo dos anos refazendo contas a cada erro de digitação nesse aplicativo, que muitos usam diariamente. Algumas mensagens criticavam a Apple por não ter divulgado melhor essa função.

Mas é realmente nova? Na verdade, não. O próprio usuário que a viralizou a descobriu num post do Reddit publicado em 2014. O truque ganhou certa fama na época, mas pouco a pouco foi sepultado por novas funções, ao mesmo tempo em que novas versões do iPhone continuavam sendo vendidas. E o gesto ressurge como a ave Fênix, voltando a ser viral. A Apple, nesse meio tempo, não alterou o aplicativo nem, naturalmente, fez qualquer menção a essa função.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_