_
_
_
_
_

Dois manifestantes morrem em mais um dia violento na Venezuela

Cresce para 29 o número de pessoas mortas durante a onda de protestos vivida pelo país

A polícia venezuelana em uma das manifestações da oposição.
A polícia venezuelana em uma das manifestações da oposição.FEDERICO PARRA (AFP)

O roteiro continua sendo o mesmo na Venezuela. A oposição convoca para uma manifestação que não atinge seu objetivo — chegar ao centro de Caracas, a região controlada pelo chavismo —, a polícia militarizada os reprime e começa o caos. Disparos de projéteis e bombas de gás lacrimogêneo lançadas diretamente contra o corpo dos manifestantes, e pedras e barricadas enviadas pelo bando contrário em reação. Ao que parece, uma dessas bombas assassinou o estudante da Universidad Metropolitana Juan Pablo Pernalete. Quando o jovem chegou à emergência em que foi atendido, tinha sofrido um forte golpe no peito. Pernalete se manifestava na região de Altamira, foco da oposição, quando a concentração foi atingida pelas bombas de gás.

Mais informações
Venezuela anuncia sua retirada da OEA
Confrontos carcerários matam 12 na Venezuela
Assim atuam os grupos de choque chavistas
Grupos paramilitares chavistas semeiam o terror na Venezuela
EDITORIAL | Venezuela afunda no caos

A Universidad Metropolitana condenou “a brutal e desmedida repressão por parte das forças de segurança do Estado” que causou a morte de Pernalete, de 20 anos, e declarou três dias de luto. Foi uma das tantas mensagens de rejeição das quais se soube ao longo da tarde depois da notícia. A liderança da Mesa da Unidade, a coalizão de partidos políticos contrários ao Governo, condenou a morte do jovem pelas redes sociais. O Executivo, por meio do ministro do Interior, Néstor Reverol, prometeu prender os responsáveis. O Ministério Público designou um promotor para investigar o que aconteceu.

No Estado de Táchira (sudoeste andino) morreu Efraín Sierra, de 28 anos, depois de receber “um tiro na barriga” enquanto “se deslocava de sua casa para o trabalho” na capital San Cristóbal, informou o governador da província José Vielma Mora no Twitter. Os dois se somam às 27 pessoas que faleceram em pouco menos de um mês de protestos. Mas os números ficam desatualizados à medida que as horas passam. Um fato, porém, continua inquestionável. Os protestos rumam no sentido de ultrapassar o número de vítimas assassinadas nos quatro meses de escaramuças do primeiro semestre de 2014, quando Leopoldo López, a ex-deputada María Corina Machado e o prefeito Antonio Ledezma convocaram a população a não reconhecer o Governo.

A  manifestação de quarta-feira, dia 26 de abril, foi particularmente repressiva contra os trabalhadores dos meios de comunicação. O Sindicato dos Trabalhadores da Imprensa reportou 11 jornalistas feridos durante a cobertura das manifestações. À noite aconteceram enfrentamentos entre manifestantes e a Guarda Nacional Bolivariana na cidade de Sucre de Barquisimeto (Estado de Lara, a 350 quilômetros de Caracas) e parte de um edifício foi incendiada. O governador Henri Falcón pediu à Defensoria Pública que cuidasse dos vizinhos. Sujeitos desconhecidos também dispararam contra dois sargentos da Guarda Nacional que ajudavam a liberar a pista da importante via Francisco Fajardo.

A bancada de oposição do Parlamento prometeu se reunir na quinta-feira fora do Palácio Federal Legislativo, a sede habitual da Assembleia Nacional, e depois marchar para o local onde Pernalete foi atingido. A direção quer homenagear os jovens que os acompanham nos protestos na primeira fila. Na segunda-feira prometem voltar novamente à rua.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_