_
_
_
_
_

Oposição da Venezuela volta às ruas contra Maduro após dia de violência

Três pessoas morreram na primeira jornada de protestos – dois antichavistas e um militar

Distúrbios nas manifestações desta quarta-feira em Caracas.Foto: atlas | Vídeo: AP / ATLAS
F. MANETTO

A oposição da Venezuela, que nesta quarta-feira a reuniu mais de 100.000 cidadãos em Caracas contra o Governo de Nicolás Maduro, voltará às ruas nesta quinta para tentar confirmar o sucesso da primeira convocatória. Os protestos e os confrontos com as forças de segurança fizeram recrudescer o enfrentamento entre os líderes da oposição e o chavismo. Pelo menos três pessoas morreram nas mobilizações, sendo dois civis e um militar. Um dos manifestantes mortos foi Carlos José Moreno, que completaria 18 anos em três dias e foi alvejado na cabeça. No Estado de Táchira (noroeste), uma mulher de 23 anos foi baleada. E, como relatou o deputado chavista Diosdado Cabello pela televisão, um agente da Guarda Nacional Bolivariana morreu durante a noite em San Antonio, na periferia de Caracas. Tratava-se do sargento Niumar José Barrios, de 35 anos. O titular da Defensoria, Tarek William Saab, confirmou posteriormente essa morte.

Mais informações
Chuva de ovos contra Maduro durante ato público na Venezuela
EUA condenam chavismo por “calar vozes da oposição” na Venezuela
Chavismo homofóbico
Maduro convoca eleições regionais enquanto protestos prosseguem na Venezuela

Cabello atribuiu a morte do militar diretamente ao líder oposicionista Henrique Capriles, governador do Estado de Miranda e líder do partido Primeiro Justiça, e seus seguidores. “Estavam buscando Capriles. Aqui haverá justiça, tenham certeza de que aqui haverá justiça”, afirmou. Enquanto isso, o dirigente oposicionista rejeitava peremptoriamente a reação do Executivo às manifestações, que qualificou como “repressiva”. Capriles estimulou os venezuelanos a protestarem outra vez nos mesmos pontos da capital. Ocorre que esta quinta, ao contrário da véspera, é dia útil. Por isso, ele pediu publicamente “que todos os venezuelanos possam se ausentar de sua atividade trabalhista ou acadêmica, porque irão defender a Constituição da República Bolivariana da Venezuela”.

Suas reivindicações são, fundamentalmente, quatro: a realização de eleições; a libertação de presos políticos como Leopoldo López, encarcerado desde 2014; o estabelecimento de um “canal humanitário” para mitigar o desabastecimento de alimentos e medicamentos; e, finalmente, o reconhecimento pleno da Assembleia Nacional (Poder Legislativo), de maioria opositora.

Sentenças expedidas no final de março pelo Tribunal Supremo de Justiça – e ratificadas dias depois pelo Executivo chavista – privaram o Parlamento das suas competências e foram justamente o estopim da nova onda de protestos, que já dura três semanas. Caracas vivia nesta quarta um clima de máxima tensão. As passeatas chavista e a da oposição ocorreram em zonas diferentes da cidade, mas se cruzaram em vários pontos, onde houve confrontos. O jovem alvejado na cabeça no município de San Bernardino, que é parte da capital, faleceu no centro cirúrgico. Paola Ramírez, a vítima do Estado de Táchira. morreu no município de San Cristóbal. À noite, foi anunciado o ataque ao agente da Guarda Nacional.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_