_
_
_
_
_

Execução policial e estudante morta em tiroteio: o Rio mergulha na barbárie

Num dia de intensos conflitos entre policiais e traficantes, uma menina de 13 anos morre enquanto estava na escola e vídeo mostra PMs matando dois suspeitos deitados no chão

Pessoas olham para o corpo de um dos homens executados pela polícia do Rio, nesta sexta-feira.
Pessoas olham para o corpo de um dos homens executados pela polícia do Rio, nesta sexta-feira.Diego Herculano (AP)
María Martín

A terminologia do conflito armado é, definitivamente, parte da rotina do Rio de Janeiro. “Danos colaterais”, “front”, “soldados mortos”, “confronto”, “execução”, “bala perdida” ou “fogo cruzado” viraram palavras chaves para descrever o dia a dia de uma boa parte dos mais de 16 milhões de habitantes do Estado. Ninguém  mais nega – as autoridades também falam nesses termos – que o Rio mergulhou numa guerra e esta quinta-feira foi mais um dia de triste e intensa contenda, com as imagens de dois PMs executando dois suspeitos deitados no chão e uma menina morta por uma bala perdida.

Mais informações
Violência na Cidade de Deus desperta onda de boatos e medo no Rio
Secretário de Segurança do Rio: “Aqui as facções se matam nas ruas. É a minha preocupação”
Morre um turista italiano ao entrar por engano em uma favela do Rio

Maria Eduarda da Alves da Conceição, de 13 anos, foi uma das vítimas “colaterais” nessa guerra. A adolescente estava dentro da sua escola, em Acari, no subúrbio norte do Rio, quando foi alvejada no final da tarde. A família sustenta que foram quatro tiros. A menina, que fazia aula de educação física no momento, morreu no local. “A morte de um inocente é um dano colateral dos mais absurdos. O policial lida com o medo de errar, o medo de perder a própria vida e a situação fica mais tensa, mais perigosa”, disse hoje ao telejornal Bom Dia Rio o porta-voz da PM, o major Ivan Blaz.

Enquanto a escola aguardava a perícia, o corpo de Maria Eduarda, vestido com o uniforme escolar, ficou no chão se esvaindo em sangue enquanto outros estudantes e moradores da região a rodeavam. “Mataram meu bebê. Ela dizia que estudava para dar uma vida melhor para gente. Ela tinha um bom futuro pela frente. Estou com o meu coração partido, tiraram parte de mim", disse a sua mãe em conversa com jornalistas.

Do lado de fora da escola que, segundo o jornal O Globo, já fechou 31 vezes por conta da violência entre 2014 e 2015, policiais e traficantes se enfrentavam a tiros de fuzil. O confronto que, segundo Blaz, era desigual pois os bandidos estavam mais bem armados, levou, no entanto e mais uma vez, o foco à truculência da Polícia Militar. As execuções também são parte desta guerra. As imagens são chocantes, como mostra o vídeo que acompanha esta reportagem.

Um morador gravou a ação de dois PMs que acabavam de abater dois homens armados no exterior da escola onde Maria Eduarda morreu. Enquanto os rapazes caídos ainda se mexiam, um dos policiais se aproxima e pega um fuzil do chão para na continuação atirar duas vezes contra um deles. Um segundo policial aparece na cena e se aproxima do segundo homem para também disparar contra ele. Ambos PMs foram presos em flagrante por homicídio qualificado enquanto prestavam depoimento na Divisão de Homicídios da capital. O Rio registrou 182 mortes causadas por intervenção policial no começo deste ano (janeiro e fevereiro). É 78,4% mais que o contemplado nos dois primeiros meses de 2016.

“As alegações desses policiais são de que foram encontradas com esses homens mais duas armas, pistolas. O 41º BPM (Irajá), em especial, lida com a região mais violenta do Rio. Eles vivem uma realidade de guerra, em que bandidos têm armas de guerra. Vivemos uma guerra assimétrica. E nesse caso só eles podem responder o que aconteceu”, disse Blaz.

O batalhão ao qual os PMs presos pertencem é considerado um dos mais letais do Estado e o segundo que mais confrontos protagoniza, segundo dados da própria PM. Os policiais do 41ª são responsáveis pelo patrulhamento de uma área geograficamente estratégica onde três facções disputam território e que atrai um alto índice de roubos de carga. Foi desse batalhão que saíram os soldados que assassinaram com 111 tiros de fuzil cinco jovens em Costa Barros, quando iam a caminho de uma lanchonete, em novembro de 2015.

Entre 2016 e 2017 os policiais do 41º Batalhão participaram de 285 enfrentamentos armados, acima da média mensal do Rio de 252. O Rio vive, em média, 8,4 tiroteios entre policiais e bandidos por dia, segundo esses mesmos dados. “Cabe a esses policiais ter uma chave seletora na mente deles para que sejam, ora garantidor dos direitos da sociedade, ora um guerreiro. Que ser humano consegue fazer isso? É preciso rever protocolos e coibir abusos. O que estamos vivendo hoje é um momento complexo e muito grave”, completou o porta-voz da PM.

Moradores protestam após a morte da estudante Maria Eduarda Alves da Conceicao, de 13 anos, morta por balas perdidas na própria escola onde estudava.
Moradores protestam após a morte da estudante Maria Eduarda Alves da Conceicao, de 13 anos, morta por balas perdidas na própria escola onde estudava.Diego Herculano (AP)

Após a morte da menina e dos dois suspeitos os moradores da região interceptaram um trecho da Avenida Brasil, uma das mais importantes da cidade, queimaram veículos e algumas mulheres se deitaram no chão como forma de protesto. Testemunhas relataram ainda que criminosos aproveitaram o caos para realizar arrastões.

Mais um policial morto

O conflito na zona norte foi apenas o fechamento de um dia sinistro na cidade. E o outro lado desse conflito armado também registrou uma vítima. Mais um policial militar morreu ao reagir a um assalto numa loja no bairro de classe média de Vila Isabel, na zona norte do Rio. O subtenente reformado Almir Tadeu Alves de Oliveira, 58 anos, que estava armado, tornou-se o 46º policial militar morto de 2017. É um policial morto a cada dois dias.

A violência também tomou conta do morro da Formiga, na Tijuca (zona norte), após policiais matarem um mototaxista. Luis Fernando Malaquias, de 25 anos, trabalhava como estoquista em um shopping e estava aproveitando suas férias para ganhar um dinheiro extra com o mototaxi. O jovem estaria levando um homem armado na garupa quando a polícia deu o alto. O criminoso fugiu, enquanto Luis Fernando levantava as mãos. Os policiais lotados na Unidade de Polícia Pacificadora da favela atiraram mesmo assim, relataram à imprensa local os familiares de Malaquias que afirmaram que a vítima nem teria visto a arma do criminoso. A morte provocou protestos, tiroteios e a intervenção do Bope, a tropa de elite da PM, segundo informou o portal de notícias R7.

De manhã ainda, houve um tiroteio na Linha Amarela que forçou os motoristas, mais uma vez, a saírem de seus carros e se deitarem no chão para evitar ser alvejados. Uma operação da Polícia Civil no complexo da Maré obrigou a interditar a via nos dois sentidos. A operação, ainda, não teve presos, feridos ou apreensões. Os vídeos que ilustraram a cena mostram homens e mulheres se protegendo atrás dos veículos e denotam a naturalidade –um deles filma a si mesmo de terno e gravata deitado no chão– que o carioca incorporou forçosamente para lidar com uma realidade que deveria ser excepcional.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_