_
_
_
_
_

Maior moeda de ouro do mundo é roubada de museu em Berlim

A peça, que pesa 100 quilos, está avaliada em 3,74 milhões de euros e foi cunhada no Canadá

A moeda de ouro de um milhão de dólares canadenses em 2010.
A moeda de ouro de um milhão de dólares canadenses em 2010.Heinz-Peter Bader (REUTERS)

A maior moeda de ouro do mundo foi roubada na madrugada de segunda-feira de um museu em Berlim. A polícia confirmou o desaparecimento da peça, que pesa 100 quilos, tem 53 centímetros de diâmetro e três de espessura. Especialistas estimam que seu peso em ouro puro tenha um valor de 3,74 milhões de euros (cerca de 11,73 milhões de reais), de acordo com a agência DPA.

É uma moeda de um milhão de dólares canadenses (cerca de 2,33 milhões de reais), embora seu valor real seja mais alto. Foi cunhada pela Real Casa da Moeda Canadense em 2007 e entrou para o livro Guinness dos Recordes como a maior moeda de ouro do mundo.

Mais informações
Os ‘Picassos’ que ‘voaram’
Yahoo anuncia o roubo de dados de um bilhão de contas
“Não roubei ‘Os Girassóis’ de Van Gogh porque não cabiam na sacola”

A peça estava no Museu Bode, na famosa ilha dos Museus de Berlim. Estava protegida por um vidro à prova de balas, mas os ladrões conseguiram quebrá-lo. A polícia acredita que, devido ao peso da moeda, ao menos duas pessoas cometeram o roubo. Um vigia do museu deu o alarme do desaparecimento da peça em torno das 4 horas da manhã (11 horas de domingo em Brasília).

O Museu Bode, em Berlim, onde a moeda foi roubada.
O Museu Bode, em Berlim, onde a moeda foi roubada.CLEMENS BILAN (EFE)

As primeiras investigações, de acordo com a DPA, indicam que os criminosos entraram no museu por uma janela que dá diretamente para os trilhos do trem. Usando uma escada, presumivelmente conseguiram entrar no prédio, que exibe principalmente esculturas, mas também tem uma grande coleção de moedas.

Existem apenas cinco exemplares dessa peça, que é conhecida como Big Maple Leaf (grande folha de bordo), porque uma das faces tem três folhas dessa árvore, que é o símbolo do Canadá. A outra face exibe a imagem da rainha Elizabeth II.

As duas faces da moeda canadense.
As duas faces da moeda canadense.REINHARD SACZEWSKI (EFE)

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_