_
_
_
_
_

O erro do Oscar no prêmio de Melhor Filme, minuto a minuto

A PWC, uma das maiores consultorias do mundo, assumiu a responsabilidade pelo equívoco na hora da entrega dos envelopes

Héctor Llanos Martínez

Toda a equipe de La La LandCantando Estações havia subido no palco para receber seu Oscar de melhor filme, depois que Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram o prêmio. Mas tinham lido o envelope errado: o filme vencedor era Moonlight: Sob a Luz do Luar. Dissecamos um dos momentos mais embaraçosos da história da premiação: o erro no Oscar que tantos comentários provocou nessa noite.

Faye Dunaway e Warren Beatty chegam ao palco com o envelope errado

1. O envelope errado. Warren Beatty e Faye Dunaway aparecem no palco como os responsáveis por anunciar a principal premiação da noite, para comemorar o 50º aniversário do clássico do cinema do qual os dois foram protagonistas, Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas. No envelope vermelho que o ator leva na mão deveria aparecer em letras douradas a legenda Best Picture (melhor filme), mas pode-se ver que há mais letras nele. Vários órgãos da mídia ampliaram as fotografias do momento para confirmar que o que realmente está escrito é actress in a leading role (atriz em um papel de protagonista).

Os apresentadores estão com um envelope de outra categoria, onde se lê "Melhor atriz"
Os apresentadores estão com um envelope de outra categoria, onde se lê "Melhor atriz"Montagem

2. Os instantes de dúvidas. Instantes depois se vê Beatty abrindo o envelope que agora sabemos que não é o certo. Ao retirar o cartão e lê-lo, fica em dúvida e olha de novo no interior do envelope, com cara de estranheza. Passam-se mais de 10 segundos de silêncio, que sua companheira e a audiência interpretam como sendo o ator fazendo cena. Por fim, ele decide entregá-lo a Dunaway.

Beatty estranha o resultado e passa o cartão a Dunaway.
Beatty estranha o resultado e passa o cartão a Dunaway.Montagem

3. No 'backstage' se dão conta. Ela pronuncia de imediato o título de La La Land, desconsiderando que o nome de Emma Stone também aparece no cartão. A equipe do filme musical festeja a vitória nas cadeiras na plateia, se aproxima do palco e dois de seus produtores, Jordan Horowitz e Marc Platt, ainda têm tempo de pronunciar seu discurso de agradecimento. Enquanto isso, um pequeno tumulto se forma às suas costas. Nesse momento, no backstage, membros da consultoria PriceWaterhouseCoopers (PWC), encarregados de controlar as papeletas do Oscar, anunciam que o ator pegou o envelope errado, segundo relata o jornal USA Today. No palco, um terceiro produtor, Fred Berger, já está fazendo uso do microfone para agradecer.

Funcionário da cerimônia entrega a Warren Beatty outro envelope.
Funcionário da cerimônia entrega a Warren Beatty outro envelope.Montagem
Vídeo: a equipe de 'A A Land' acha ter ganhado o Oscar (que outra coisa iam pensar?)

4. Chega o envelope correto. Nesse momento se pode ver um técnico encarregado da cerimônia (com fones) colocando um novo envelope aberto nas mãos de Beatty. Berger se dá conta do que está acontecendo às suas costas e interrompe seu discurso para dizer: “Perdemos”. Seu colega Jordan Horowitz volta a retomar a palavra para dizer: “Sinto muito, rapazes, parem. Há um erro. Moonlight, vocês ganharam o prêmio de melhor filme. Não é uma brincadeira”, diz muito sério. Um dos conteúdos de destaque do late night conduzido habitualmente por Jimmy Kimmel é o de piadas com câmera oculta, por isso a dúvida de que tudo podia ser uma montagem paira sobre muitos espectadores durante os instantes iniciais. Na margem esquerda da imagem se pode ver Brian Cullinan, um dos dois membros da PWC, controlando para que a cerimônia siga o curso correto.

O discurso de agradecimentos que ficou pela metade
O discurso de agradecimentos que ficou pela metadeMontagem

5. Mostram a prova. O produtor de La La Land pega o cartão correto de um jeito muito desagradável das mãos de Warren Beatty e mostra para a câmera o texto, que inclui o nome de Moonlight e o de seus produtores como ganhadores do Oscar de melhor filme.

Produtor de 'La, La Land' exibe para a câmera o cartão correto.
Produtor de 'La, La Land' exibe para a câmera o cartão correto.Montagem

6. As explicações de Kimmel e Beatty. Diante da surpresa e gritos da plateia, Warren Beatty decide dar um passo à frente e apresentar uma explicação sobre o ocorrido. “Abri o envelope e li Emma Stone, La La Land. Por isso olhei durante tanto tempo para Faye e vocês (o público presente na cerimônia). Não estava tentando ser engraçado.”

“O que você fez, Warren?”, lhe diz o apresentador Jimmy Kimmel, cujos rápidos reflexos lhe permitem fazer uma piada sobre um acontecimento semelhante ao ocorrido em 2015 no Miss Universo. “Pessoalmente, culpo Steve Harvey por isto”, brinca, mencionando o apresentador do concurso de beleza no qual também se leu o nome da ganhadora errada.

Jimmy Kimmel e Warren Beatty tentando explicar o que ocorreu
Jimmy Kimmel e Warren Beatty tentando explicar o que ocorreuMontagem
Neste vídeo podemos ver a Warren Beatty desculpando-se

7. A alegria de 'Moonlight'. É então que a equipe de Moonlight finalmente reage e festeja sua vitória ao mesmo tempo que La La Land, filme que conta com um duplo final, transforma a ficção em realidade.

A alegria inesperada da equipe de 'Moonlight'
A alegria inesperada da equipe de 'Moonlight'Montagem
Vídeo: a equipe de 'Moonlight' celebra sua inesperada vitória

Depois da cerimônia, Emma Stone se mostra espantada com o que aconteceu. Minutos antes, ela havia subido no palco para receber o Oscar de melhor atriz e diz ter guardado como recordação o envelope que anuncia sua vitória e não ter-se separado dele nenhum só segundo.

Como é possível que Warren Beatty tivesse, então, um envelope com seu nome? Nesta peça da Medium publicada em 10 de fevereiro, é explicado que dois membros da PWC são as únicas pessoas que conhecem a informação escrita nos envelopes com os ganhadores das 24 categorias do Oscar antes dos demais mortais. De fato, eles costumam posar no tapete vermelho com as maletas que contêm os envelopes com os ganhadores. Cada um possui um deles com conteúdo idêntico, como medida de segurança. É possível que o segundo envelope com o nome de Emma Stone tenha vindo da maleta de reposição. A empresa se desculpou em um tuíte no qual explica que deram o envelope errado aos apresentadores e que está investigando como isso pode ter ocorrido.

Há dois jogos de envelopes porque cada um dos membros da PWC fica de um dos lados do palco, como informaram alguns órgãos da mídia. Quem entrega os prêmios pega somente um dos envelopes, dependendo do lado por onde entrar. É possível que o funcionário da PWC tenha entregue o segundo envelope do prêmio de melhor atriz, aquele que não tinha sido dado aos apresentadores desse prêmio, em vez do que correspondia ao do ganhador de melhor filme. Na entrevista publicada na Medium já avisavam: “Não parece muito complicado, mas você tem que garantir que dá ao apresentador o envelope correto”.

O erro foi motivo de muitos comentários (e piadas) nas redes sociais.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_