_
_
_
_
_

WhatsApp lança Status, recurso inspirado no Snapchat (e outras mudanças)

Histórias com fotos e vídeos se autodestruirão 24 horas depois de serem enviadas

Jaime Rubio Hancock
Mais informações
WhatsApp anuncia vídeos curtos no perfil e se aproxima do Snapchat
11 truques de organização no WhatsApp para tornar sua vida (um pouco) mais fácil
Verificação em dois passos chega ao WhatsApp – e você deveria ativá-la já
WhatsApp agora permite despachar mensagens mesmo sem conexão à Internet

O aplicativo de trocas de mensagens WhatsApp oferece agora um novo recurso, o Status, que permite o envio de fotos e vídeos curtos para nossos contatos, assim como ocorre com o Snapchat. E com o Instagram Stories, desde agosto de 2016. E com o Facebook Stories desde o ano passado. O Snapchat, aliás, recusou uma oferta de compra do Facebook em 2013.

Segundo explica o WhatsApp em seu site, o anúncio coincide com o oitavo aniversário do aplicativo. A ferramenta nasceu justamente para mostrar o que estávamos fazendo, com seu status de texto. E, de fato, até sua segunda versão, lançada meses mais tarde, não se incluía a possibilidade de enviar e receber mensagens.

Onde estão esses novos Status?

Os Status aparecem como um novo tab na tela do aplicativo, ao lado das chamadas, chats e contatos. Ao tocar nesse ícone, acessamos uma tela onde vemos tanto nosso Status como os de nossos contatos.

Como criar um Status?

Os Status são publicados quando se clica no ícone de um círculo com o símbolo +. Nesses Status podemos incluir:

- Fotos. Tanto as que já estão no celular como as que tiramos especialmente para essas histórias.

- Vídeos. Sem o limite habitual de 10 segundos nesses formatos (mas leve em consideração os dados consumidos com o envio e o download desses vídeos).

- Gifs que tenhamos guardado (o iPhone permite buscar no Giphy).

- Textos, emojis e rabiscos coloridos que podemos acrescentar às imagens.

Tela de edição de Status, no Android: com os quatro ícones superiores, podemos cortar, acrescentar emojis e textos, e desenhar.
Tela de edição de Status, no Android: com os quatro ícones superiores, podemos cortar, acrescentar emojis e textos, e desenhar.

Quem vê meus Status?

As histórias desaparecem 24 horas depois de serem enviadas (mas quem as recebe pode fazer um screenshot). Ao longo dessas horas, é possível acrescentar mais imagens e vídeos. Cada um desses cortes aparece identificado acima com uma linha horizontal.

Em cada um dos Status que você envia, poderá ver um ícone de um olho seguido de um número, que é a quantidade de pessoas que viram aquela história (onde na imagem de ilustração há um zero). Tocando nesse ícone, também é possível acessar uma lista das pessoas que viram a história (e quando).

E se eu não quiser que todo o mundo veja?

História enviada. Abaixo pode-se ver quantas pessoas viram o Status em questão. Neste caso, zero.
História enviada. Abaixo pode-se ver quantas pessoas viram o Status em questão. Neste caso, zero.

No menu de privacidade podemos decidir quem tem acesso a nossas histórias. Há três opções:

- Meus contatos. Todos (não estão incluídos os grupos).

- Meus contatos, exceto... Opção que, apesar do medo de algumas pessoas, permite excluir dos Status nossos pais e nossos chefes. Lembre-se que na lista de contatos do celular pode haver muitas pessoas com quem você não quer compartilhar suas histórias: um antigo vizinho, um possível cliente...

- Só compartilhar com... Permite escolher as únicas pessoas com quem compartilhamos nossos Status.

Mas a mudança nessas opções de privacidade só tem efeito sobre as histórias enviadas a partir daí e não sobre as que já foram publicadas. E o WhatsApp afirma que todos os Status enviados serão criptografados.

Também podemos deixar de receber os Status de outras pessoas. A princípio, veremos todas as histórias que nossos contatos tenham compartilhado conosco, a não ser que os silenciemos. Para fazer isso, é preciso clicar no contato, dentro do tab de Status, e escolher a opção silenciar.

É possível responder a um Status, mas a resposta será enviada como mensagem e não como história.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_