_
_
_
_
_

Nomeação de Alexandre de Moraes ao STF é aprovada pela CCJ do Senado

Ministro licenciado da Justiça foi aprovado pela comissão após longa sessão de perguntas sobre Lava Jato, PCC e PSDB

Alexandre de Moraes (à esq.) ao lado de Edison Lobão, presidente do Senado, durante a sabatina na CCJ nesta terça-feira.
Alexandre de Moraes (à esq.) ao lado de Edison Lobão, presidente do Senado, durante a sabatina na CCJ nesta terça-feira. EVARISTO SA (AFP)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na noite desta terça-feira, por 19 votos a favor e 7 contra, a indicação Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro licenciado da Justiça, que foi sabatinado durante o dia pela comissão da Casa, foi indicado pelo presidente Michel Temer para ocupar a vaga no (STF) que era de Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro. Moraes foi interrogado por um colegiado de 54 senadores (metade deles suplentes), 18 deles citados na Operação Lava Jato. O advogado foi questionado sobre temas como o PCC, Eduardo Cunha e o PSDB, partido ao qual ele era filiado.

Veja como foi a votação na CCJ e no plenário do Senado:

Protesto na região central do Rio começa a tomar forma, informa a correspondente María Martín, que fez os registros desse post.

55 senadores votaram a favor e 13 contrários à nomeação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal.
Encerrada a votação.
Eunício afirma que encerrará a votação após o próximo discurso.
Com 65 dos 81 senadores presentes, votação ainda está ocorrendo.
Se Moraes confirmar sua nomeação hoje na votação do Senado, ele será empossado em até 30 dias, de acordo com o Supremo Tribunal Federal.
"O ideal é esperar um quórum que seja um quórum que não faça com que o ministro corra risco em relação à sua aprovação ou não", disse Eunício.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou que vai esperar um quórum alto para iniciar a votação da escolha de Moraes.
Senador Reguffe (sem partido - DF) discursa contra a forma de nomeação de ministros do STF. Diz que apresentou uma proposta de emenda constitucional que prevê a alteração das regras assim como da vitaliciedade do cargo.
A votação, secreta, já começou.
Sessão que vai votar nomeação de Moraes iniciou há cerca de 20 minutos.
Do porte de drogas ao impeachment, os casos que Moraes deve herdar no STF. http://cort.as/uDUi
A sabatina no CCJ já foi finalizada. Acompanhe aqui, a partir das 11h desta quarta-feira, a provável ratificação de Moraes no plenário do Senado.
CCJ aprova indicação de Moraes. Votos a favor: 19; Votos contrários: 7.
Senadores começam a votar na CCJ. O voto é sigiloso. Cada senador é chamado individualmente pelo presidente.

O passo seguinte, considerando a esperada aprovação de Moraes na CCJ, é a votação no plenário do Senado. O presidente da Casa, Eunício Oliveira, convocou sessão extraordinária para as 11h desta quarta-feira, quando essa votação final deve ocorrer

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), convocou sessão extraordinária para as 11h desta quarta-feira. A sessão será para votar a indicação do ministro licenciado Alexandre de Moraes para o STF.

Depois de mais de dez horas, segue a sabatina de Alexandre de Moraes. A CCJ se prepara para votar a indicação.

Fátima Bezerra também questionou ele ter vazado uma informação sobre a Lava Jato dias antes de uma ação em Ribeirão Preto (que atingiu Antonio Palocci). Moraes rebateu dizendo que foi inocentado pela comissão de ética

Agora é a vez da senadora do PT, Fátima Bezerra (PT). Ela questiona vários pontos da trajetória de Moraes, incluindo a contradição entre sua tese que veta no Supremo ocupantes de cargos de confiança no Executivo - como ele agora

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_