_
_
_
_
_

Caymmi, Bethânia, Pepeu... 14 canções para cantar Iemanjá

Uma seleção de música que celebra a rainha das águas em 2 de fevereiro e sempre

Caymmi compôs 'Dois de fevereiro' em homenagem a Iemanjá.
Caymmi compôs 'Dois de fevereiro' em homenagem a Iemanjá.Reprodução

Iemanjá, “mãe cujos filhos são peixes” em língua africana iorubá, tem vários nomes e apelidos e já foi evocada por todos eles na música brasileira: Janaína, Inaê, Aiocá, Sereia, Rainha do Mar... A música dedicada ao orixá das águas doces e salgadas, celebrada especialmente no dia 2 de fevereiro, está na voz de grandes intérpretes e compositores nacionais, como o carioca Baden Powell e os baianos Maria Bethânia e Dorival Caymmi. Como entoa Bethânia em Yemanjá Rainha do Mar, canção que faz parte do disco Mar de Sophia, todo dedicado ao mar: “Quanto nome tem a Rainha do Mar? Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá...”.

Mais informações
Para quem tolera, acarajé
Quero ser o primeiro a saudar Iemanjá
Viagem às raízes do Brasil negro

Em meio a batuques, sons de ondas do mar e de conchas na água, a maioria das canções que celebram a divindade evocam seus poderes de fecundidade e união e pedem sua proteção. Assim cantou Caymmi em Dois de fevereiro: “Escrevi um bilhete a ela pedindo pra ela me ajudar/Ela então me respondeu/Que eu tivesse paciência de esperar”.

Outros vão além, como fez Pepeu Gomes na pop Sexy Yemanjá – tema de abertura da novela Mulheres de areia, hit dos anos 90 na TV Globo, que evoca sua figura para falar de uma mulher sensual e de “um amor que incendeia”. Fato é que a Rainha protagoniza ritmos variados, extrapolando os limites da MPB, indo ao soul e até ao reggae e passando pelo pagode, e inspirando não só a Bahia, berço das religiões afro-brasileiras, mas toda a nação. Ponha-se à prova com a seleção abaixo.

Canto de Yemanjá - Baden Powell



Yemanjá Rainha do Mar - Maria Bethânia



Canto para Iemanjá – Tincoãs



Janaína - Otto



Prece de Pescador (Canto a Yemanjá) - Mariene de Castro



Rainha das cabeças - Metá-Metá



Sexy Yemanjá - Pepeu Gomes



Cabocla Jurema - Ponto de Janaína - Bethânia e Miúcha



Prece ao Sol - Iemanjá, Desperta!Martinho da Vila



Janaína - Saravah Soul



Sá Janaína - Fundo de Quintal



Iemanjá - Chimarruts

Ouça a playlist no Spotify:

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_