_
_
_
_
_

“Libertem Melania”: as reações nas redes ao flagra da expressão da primeira-dama dos EUA

Um gif fora de contexto e uma comparação com os Obama viralizaram depois da posse de Trump

A primeira-dama Melania Trump, na festa no dia da posse de Donald Trump.
A primeira-dama Melania Trump, na festa no dia da posse de Donald Trump. SAUL LOEB (AFP)
Héctor Llanos Martínez
Mais informações
Melania e Ivanka Trump, duas ‘primeiras damas’ para a Casa Branca
A posse de Trump em imagens

Um dos momentos mais comentados da posse de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos foi a brusca mudança de expressão facial de sua esposa, Melania Trump, em um dos momentos da cerimônia. Tudo era sorrisos para a primeira-dama no vídeo que circula pelas redes sociais, até que seu marido lhe deu as costas. Então, seu rosto se tornou sombrio em questão de segundos. A imagem alimentou o uso da hashtag #FreeMelania (Libertem Melania), e viralizou nas redes sociais.

Apesar de a frase aparentemente empatizar com a mulher de Donald Trump, subentendendo que ela não é feliz em seu casamento, a mensagem na realidade costuma ser a forma como o novo presidente trata as mulheres, que já foi motivo de polêmica durante a campanha eleitoral.

Muitos usuários das redes sociais ironizam a possibilidade de Melania estar presa, quase sequestrada, em seu casamento. A comparação entre a chegada do casal à Casa Branca na semana passada e a dos Obama em 2009, que também foi compartilhada nas redes em forma de vídeo, alimentou essa ideia.

Enquanto Barack Obama espera Michelle Obama aos pés da escada para encontrarem-se juntos com seus antecessores no cargo, Trump avança sem reparar em Melania, que sobe os degraus sozinha e dois passos atrás de seu marido. Seus anfitriões demonstram muito mais consideração para com ela.

“Melania, pisque duas vezes se precisar de ajuda” é uma brincadeira recorrente em relação à esposa de Donald Trump e suas supostas caras de tristeza. Há muitas outras.

Free Melania foi também uma das frases repetidas nos cartazes que foram vistos nas Womens March. As marchas de apoio aos direitos das mulheres, dos imigrantes e das minorias que aconteceram em Washington e no resto do mundo no sábado passado,  poucas horas depois que o rosto compungido da primeira-dama viralizou.

Interpretações fora de contexto

A brusquidão com que Melania Trump muda de expressão no GIF que se popularizou gerou várias teorias entre os usuários da internet. Alguns suspeitavam que se tratava de um vídeo reproduzido ao contrário e outros supunham que um mau gesto de seu marido tinha provocado uma enorme tristeza nela.

A contínua perseguição enfrentada pela ex-modelo faz com que surjam interpretações fora de contexto em relação a ela. Para dissipar algumas dúvidas, vários usuários postaram no Twitter e no YouTube um vídeo em plano aberto, que dá mais informação sobre o lugar e sugere menos especulações.

“Ah, um vídeo mais longo que mostra o que aconteceu imediatamente antes de ele se virar, o pastor fez uma piada sobre a chuva.”

Na gravação se pode ver como toda a plateia ouve com rosto sério um discurso religioso. Donald Trump, na primeira fila do lado esquerdo da imagem, decide virar-se e fazer um comentário, depois de uma piada feita pelo pastor durante seu pronunciamento. As pessoas situadas no entorno do presidente recebem o gesto com um sorriso. Sua esposa é simplesmente uma das que primeiro recupera a compostura para continuar ouvindo o orador.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_