_
_
_
_
_

Precisa retocar uma foto no celular antes de compartilhá-la? Tente com estes ‘apps’

Há várias ferramentas “tudo em um” com as quais é possível captar, editar e enviar imagens de um jeito rápido e simples

Imagem do editor de imagens de WhatsApp.
Imagem do editor de imagens de WhatsApp.

Todos os dias através do WhatsApp são compartilhados mais de 1,6 bilhão de fotos e 250 milhões de vídeos. Muitos destes arquivos são captados por meio de uma câmera integrada no próprio aplicativo e enviados do jeito que estão, sem nenhum tipo de edição. No entanto, às vezes o usuário precisa retocar as imagens que acaba de fazer ou qualquer outra armazenada em seu celular antes de mandá-la, com a finalidade de corrigir alguma falha ou destacar aquilo que deseja que o destinatário veja. Nestes casos, é possível recorrer a diversos aplicativos de celular disponíveis tanto para iOS como para Android. Estes são alguns deles.

WhatsApp, cada vez mais ‘tudo em um’

Consciente das demandas de seus usuários, o app de mensagem instantânea por excelência foi melhorando as funcionalidades de sua câmera. Começou acrescentando duas ferramentas básicas de retoque (Cortar e Girar), mas em outubro incorporou novas formas de personalizar as fotos e vídeos que são compartilhados através do WhatsApp, de modo que agora também é possível escrever ou desenhar sobre as imagens e até lhes acrescentar emojis (os emoticons usados nas conversas por meio do celular). Tudo muito ao estilo do Snapchat.

Mais informações
Os sete aplicativos que causaram furor em 2016
Instagram avisa sobre os prints de tela em novo serviço de mensagens
Whatsapp é o serviço de videochamadas que mais consome dados?
Google lança o Allo, um WhatsApp com inteligência artificial

Basta selecionar a partir do WhatsApp a foto ou o vídeo que se quer enviar e, na parte superior da tela, aparecerão as ferramentas de edição: o rosto sorridente para adicionar emojis, o botão com o típico símbolo para cortar, o “T” para escrever e o lápis para desenhar. Claro, agora já não é possível girar a imagem.

As novas funções de edição estão disponíveis para iOS e Android.

Aviary, o Photoshop de bolso

Algo devem ter visto no Aviary os responsáveis pelo Photoshop quando em 2014 compraram este editor de imagens online, que conta com versões para iOS e Android. Com um design muito simples, este aplicativo permite modificar fotografais captadas da câmera integrada a ele ou mesmo aquelas guardadas na memória do dispositivo. Além de todas as opções de retoque do WhatsApp, incluindo a incorporação de adesivos digitais e texto, o Aviary contempla todo tipo de efeitos, filtros e camadas para personalizar as imagens, assim como ajustar o brilho, o contraste, a exposição, a saturação... Ou seja, possibilita um maior controle sobre o resultado final por meio de opções mais típicas de ferramentas profissionais. Para estar sempre atualizado, no app se tem acesso a uma Loja de Complementos, da qual se podem baixar pacotes com novas molduras, adesivos e camadas, muitos deles gratuitos.

Basta selecionar a partir do WhatsApp a foto ou o vídeo que se quer enviar e, na parte superior da tela, aparecerão as ferramentas de edição

Uma vez retocada a foto, o Aviary oferece a opção de compartilhá-la no Instagram, Facebook, WhatsApp e outras redes sociais, assim como enviá-la por correio eletrônico, sem sair do aplicativo.

VSCO, o toque profissional

Ao contrário do Aviary, para utilizar o VSCO com o iOS ou Android é necessário se registrar e validar uma conta de usuário por meio de um e-mail. Este aplicativo também permite editar fotos feitas com a câmera que o integra ou aquelas já armazenadas no telefone, embora neste último caso o acesso às imagens não seja tão rápido como nos apps anteriores, e é preciso importar uma a uma as fotos que se quer modificar.

Quanto às ferramentas de retoque, são muito parecidas às do Aviary, de tal forma que as fotografias são editadas através de ajustes preestabelecidos, com a possibilidade de graduar o brilho, o contraste, a saturação, a cor... Que ninguém espere encontrar ferramentas para desenhar, adicionar texto, agregar adesivos ou algo parecido, já que o VSCO está voltado para usuários com um perfil mais profissional. Na realidade, o app se apresenta como “uma comunidade para a expressão” na qual são compartilhadas as criações realizadas nos dispositivos móveis. Por esta mesma razão, o aplicativo incorpora uma camada social ao estilo do Facebook ou Twitter para que os usuários possam seguir uns aos outros e intercambiar suas respectivas obras. De todo modo, uma vez retocadas as imagens, também é possível compartilhá-las através do WhatsApp ou enviá-las por correio eletrônico sem sair do VSCO

Retrica, a pré-edição

Um dos traços diferenciais do Retrica, com versões tanto para iOS como para Android, é que oferece a possibilidade de se aplicar filtros e outros efeitos antes de se fazer uma foto ou gravar um vídeo, de tal modo que o usuário só deve escolher entre diferentes opções de edição e olhar através da câmera de seu dispositivo para saber como ficará a imagem final. A última atualização integra mais de 100 filtros que podem ser utilizados em tempo real. Além disso, no caso dos vídeos, assim que forem gravados basta pressionar um botão para convertê-los em GIF animados, outro recurso que não para de ganhar adeptos nas redes sociais.

Este app também dispõe da opção “Minhas lembranças”, uma coleção particular de todas as fotos e vídeos feitos com o Retrica e que funciona como um disco rígido virtual para se ter cópias de segurança que se pode acessar de qualquer dispositivo. Assim, pode-se poupar espaço na memória do telefone.

O VSCO é voltado para usuários com um perfil mais profissional, para compartilhar as criações feitas de dispositivos móveis

Quanto às imagens que já estão guardadas no celular, o Retrica permite retocar as fotografias às quais se tem acesso diretamente do aplicativo, por isso também funciona como um álbum ordenado cronologicamente.

Facetune, o editor de ‘selfies’

Com um preço de 5,99 euros (20,4 reais) para iOS e 3,99 euros (13,6 reais) para Android, o Facetune é especialmente voltado para retocar autorretratos, talvez o tipo de imagem que mais se compartilha através de mensagens instantâneas e redes sociais por causa da febre das selfies.

O Facetune permite outros retoques gerais, como desfocar ou esfumaçar o fundo da foto, acrescentar molduras e aplicar filtros no estilo do Instagram

Este aplicativo incorpora ferramentas com as quais é possível, entre outras coisas, corrigir o efeito dos olhos vermelhos, branquear os dentes, eliminar olheiras, apagar espinhas e manchas na pele ou mudar a forma das sobrancelhas. O Facetune também permite outros retoques gerais como desfocar ou esfumaçar o fundo da foto, acrescentar molduras e aplicar filtros no estilo do Instagram.

Trata-se de uma solução desenvolvida pela empresa Lightricks, que também é responsável pelo Enlight, outro aplicativo de celular para iOS com o qual é possível retocar imagens e fazer fotomontagens de um jeito simples, em telefones e tablets da Apple.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_