_
_
_
_
_

Três muçulmanos são feridos por homem armado em mesquita de Zurique, na Suíça

Autor do ataque, um suíço de 24 anos, foi encontrado morto e polícia encerra investigação

Vários policiais monitoram a entrada da mesquita atacada em Zurique.
Vários policiais monitoram a entrada da mesquita atacada em Zurique.ENNIO LEANZA (EFE)

Três fiéis muçulmanos foram feridos por um homem armado que irrompeu, nesta segunda-feira, em uma mesquita de Zurique, na Suíça, durante uma cerimônia religiosa, segundo informou a polícia. O tiroteio começou por volta das 17h30 (14h30 em Brasília), no centro religioso localizado no número 6 da rua Eisgasse, perto da estação central da capital financeira suíça. Naquele momento, cerca de 12 pessoas se encontravam no local, a maioria de nacionalidade marroquina, somali e eritreia. Os feridos foram localizados na rua, fora do centro de orações. O autor dos disparos era um suíço de 24 anos de origem ganesa suspeito de ter matado um amigo no dia anterior e deixado vestígios de DNA na vítima, o que permitiu sua identificação. Ele foi encontrado morto nesta terça-feira, e as autoridades suíças encerraram a investigação, segundo informou a polícia local em uma mensagem no Twitter.

Mais informações
Homem fere com faca ao menos seis em um trem da Suíça
Suíça rejeita plano de renda básica para todos
Promotoria suíça investiga o HSBC e inspeciona sua sede em Genebra
Quase 75% dos suíços rejeitam fechar as portas aos novos imigrantes

O autor do ataque se suicidou poucas horas depois do tiroteio na mesquita, frequentada sobretudo por somalis, magrebinos e eritreus, informou em coletiva a responsável pela Polícia Criminal do cantão de Zurique, Christine Lentjes Meili. O corpo foi encontrado por um pedestre perto da estação central da cidade, na margem do rio Sihl. 

O jornal em alemão Tagesanzeiger e a agência suíça SDA afirmam que provavelmente se trate de um homem encontrado morto em uma ponte no centro da cidade, a cerca de 300 metros do centro islâmico, com uma arma ao seu lado, na tarde da segunda-feira.

“O atirador disparou várias vezes contra os fiéis”, explicou a polícia, que detalhou que os feridos são três homens de 30, 35 e 56 anos, e que dois deles estão em estado muito grave. “O suspeito escapou em direção à estação central”, acrescentaram os agentes. Várias testemunhas indicam que o agressor era um homem de cerca de 30 anos, vestido de preto e com o rosto coberto por um capuz. “Ele entrou no meio da pregação e começou a disparar”, contou um fiel em estado de choque. Após realizar o ataque, o suspeito fugiu a pé.

A descoberta de um corpo a 300 metros da mesquita deu início às suspeitas, mas por enquanto a polícia suíça não estabeleceu uma relação direta entre os dois incidentes e se recusou a fazer declarações a respeito. O corpo estava sob a Gessnerbrücke, uma das pontes que atravessam o rio Sihl, a poucos metros da estação central de Zurique. Às 19h30 (16h30 em Brasília), um imponente aparato de segurança, que incluía cães, tomou o controle do bairro.

Inicialmente, os agentes não vinculavam o autor dos disparos com o assassinato de domingo, quando ele supostamente matou um amigo de origem sul-americana e deixou o cadáver em um parque infantil. A polícia só pôde estabelecer laços entre ambos, por amostras de DNA, quando o corpo sem vida do atirador foi achado perto do centro religioso. As autoridades não têm indícios de que ele estivesse em tratamento psicológico ou psiquiátrico, mas "essa seria uma possibilidade" a julgar pelos incidentes, admitiu Meili. Na sexta passada, antes de cometer os dois crimes, o sujeito havia deixado seu trabalho em uma loja.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_