_
_
_
_
_

Fidel em cifras: do discurso mais longo na ONU a aparições em ‘Os Simpsons’

Onze pessoas morreram fazendo greve de fome durante seu regime que durou 47 anos na ilha caribenha

Pablo Cantó
Fidel Castro na Argentina, em 2006.
Fidel Castro na Argentina, em 2006.Andres Stapff (REUTERS)

Tendo em conta os 90 anos que Fidel Castro viveu, nas redes sociais muitos usuários se referem à longevidade do ex-dirigente cubano. Há quem pergunte a quantos presidentes dos EUA e papas ele sobreviveu, quanto tempo durou aquele discurso tão longo na ONU e quantos líderes exerceram o poder mais tempo do que ele. Estes e outros dados estão na lista abaixo:

Mais informações
Vargas Llosa: “A história não absolverá Fidel Castro”
Fernando Morais: “De sua ilhota, Fidel chacoalhou o planeta”
Estados Unidos perdem Fidel Castro, o eterno inimigo
Trump chama Fidel de “ditador brutal” e enterra a política de Obama

11 – Número de presidentes norte-americanos que passaram pelo cargo

Durante o mandato de Castro, passaram pela Casa Branca, pela ordem: Dwight Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, Jimmy Carter, Ronald Reagan, George Bush, Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama. Você pode assistir a um vídeo com uma linha do tempo aqui.

47 – Anos que governou Cuba

Fidel Castro assumiu o posto de primeiro-ministro de Cuba em 16 de fevereiro de 1959. Em 2006, delegou provisoriamente suas funções por problemas de saúde e no dia 19 de fevereiro de 2008 anunciou seu afastamento definitivo, embora tenha conservado o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista.

2.500 – Número aproximado de discursos pronunciados

Alguns biógrafos estimam que Fidel Castro pronunciou mais de 2.500 discursos durante sua carreira política.

269 – Duração em minutos de seu mais longo discurso na ONU

A biblioteca Dag Hammarskjold, das Nações Unidas, em sua seção sobre perguntas mais frequentes, responde qual é o discurso mais longo realizado na organização. A resposta é aquele feito por Castro na reunião plenária de 26 de setembro de 1960, com 4 horas e 29 minutos.

8 – Número de dirigentes russos que passaram pelo cargo

Pelo Kremlin, enquanto Castro esteve no poder, passaram, também pela ordem: Nikita Khrushchov, Leonid Brejnev, Yuri Andropov, Konstantin Chernenko, Mikhail Gorbachev, Boris Yeltsin, Vladimir Putin e Dmitri Medvedev.

8 – Número de papas durante sua vida

Do nascimento, em 1926, até a morte, em 2016, passaram sete papas pelo Vaticano: Pio XI, Pio XII, São João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Conheceu pessoalmente os últimos três.

46 – Aparecimentos em documentários

De acordo com o banco de dados sobre cinema IMDB, Fidel Castro apareceu em 46 documentários entre longas-metragens e doc-reportagens para a televisão. Também apareceu como figurante com uma fala no filme Vacaciones en México (Férias no México), de 1946. O dirigente dizia, segundo conta a revista de cinema Variety, uma frase: “Sim ianque, Havana tem as mulheres mais bonitas e de sangue mais quente do mundo, você vai gostar disso”.

8 – Número de tentativas de assassinato desclassificadas pela CIA

Em 2007, a CIA desclassificou 700 páginas de documentos relativos ao período entre 1953 e 1973 que incluíam informações sobre tentativas de assassinato do líder cubano. Conforme relatado pela CNN e pelo The Washington Post, os documentos traziam dados de “pelo menos oito tentativas de assassinato de Castro entre 1960 e 1965”. As autoridades cubanas falam em números muito maiores: mais de 600 tentativas.

2 – Únicos chefes de Estado mais veteranos que Castro no momento de deixar o cargo

O Rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, e a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, são os únicos chefes de Estado com mais tempo no cargo do que Castro. Adulyadej, que também morreu neste ano, ficou no poder durante 70 anos, quatro meses e quatro dias. Elizabeth II já está há 64 anos.

2 – Aparições em Os Simpsons

Castro aparece em dois episódios de Os Simpsons: em Um Negócio de Trilhões, em que Fidel rouba a nota de um trilhão de dólares –momento muito lembrado no Twitter depois de sua morte– e em Bilionário por Um Dia, em que aparece em sala de espera da Clínica Mayo.

5 – Cargos políticos que ocupou

Durante a carreira política Castro ocupou cinco cargos, vários deles simultaneamente: primeiro-ministro (1959 – 1976), presidente de Cuba (1976 – 2008), deputado (desde 1976), chefe das Forças Armadas Revolucionárias (1956-2008) e primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba (1965–2011).

11–- Mortos em greves de fome durante o seu regime

O Archivo Cuba, organização humanitária e centro de estudos sem fins lucrativos, afirma que até 2016 morreram 13 pessoas em greves de fome em Cuba. Desse total, 11 morreram sob o mandato de Fidel Castro e duas sob seu irmão Raúl.

2 – Partidos em que militou

Partido Ortodoxo e Partido Comunista de Cuba.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_