_
_
_
_
_

Veja como aproveitar os descontos da Black Friday 2016

Muitas marcas já estão oferecendo descontos, mas a melhor dica ainda é pesquisar

Pessoas fazem compra em Valência durante a Black Friday.
Pessoas fazem compra em Valência durante a Black Friday.EFE

A Black Friday já é a maior data comercial para vendas online no Brasil. Nas lojas físicas, perde apenas para o Natal. Mas como aproveitar bem os descontos deste evento que reúne 90% dos e-commerce do Brasil, e que já teve fama negativa há alguns anos quando empresas anunciaram descontos que não existiam? Para o diretor-geral do site BlackFriday.com.br, Ricardo Bove, a dica é monitorar os preços de antes e de agora, antecipar a lista de compras, cadastrar-se nos sites das lojas e ficar atento porque muitas ofertas podem chegar por e-mail.

Mais informações
Um guia para aproveitar a ‘black friday’ sem ser enganado
Comprar na era do Big Data
Black Friday: por que não conseguimos resistir às ofertas
10 conselhos para comprar com consciência na Black Friday

Bove afirma que os consumidores terão ótimas oportunidades de compras, já que os lojistas desejam utilizar essa data para diminuir os estoques num período de vacas magras na economia.

Antes de colocar os produtos no carrinho, especialmente os mais caros, o consumidor tem que ficar atento para não cair na chamada Black Fraude. Para evitar a maquiagem nos preços, o portal Reclame Aqui está monitorando 1.200 produtos de 105 lojas durante todo o mês de novembro. No site da empresa é possível visualizar os comparativos de preços de cada loja. Assim, o consumidor saberá se o preço daquele produto disparou na véspera da Black Friday para depois a loja anunciar grandes descontos.

Outra ferramenta que mostra se o preço aumentou é o Assistente de Compras do TecnoBlog. Para utilizá-lo basta instalar uma extensão no Google Chrome. Assim que o cliente acessar o site da loja, automaticamente aparecerá um alerta informando se o item já esteve mais barato.

O diretor do Reclame Aqui, Felipe Pagiano, alerta para a existência da Lei do Arrependimento que é válida tanto para o e-commerce quanto para televendas. "Caso o consumidor tenha comprado um produto e quando for entregue, ele não goste, ele tem até 7 dias depois da entrega para notificar a loja e receberá seu dinheiro de volta", afirma.

Além disso, ele lembra que o consumidor pode fazer uso de diferentes recursos como o SAC da loja, o Facebook e o Reclame Aqui. Por fim, ele recomenda que os consumidores devem ir atrás das empresas às quais eles já estão acostumados a comprar. “A Black Friday não é hora de se arriscar, caso o cliente encontre uma oferta muito grande, desconfie”.

Para ajudar, separamos alguns descontos que já foram antecipados pelas lojas. Algumas redes varejistas como Magazine Luiza, Extra e Casas Bahia decidiram fazer surpresa e só vão liberar os itens que terão descontos no dia 25.

Caso o cliente encontre algum problema para fazer a compra na sexta-feira, não precisa se desesperar, pois muitos lojistas vão estender os descontos até o fim de semana e até mesmo emendar com a Cyber Monday, data comercial específica para produtos de informática.

Amazon: A empresa está anunciando ofertas desde o início da semana. É possível encontrar ofertas relâmpagos com até 90% de desconto. Mas o destaque fica por conta da Cosac Naify, os e-books da editora que decretou falência este ano, serão vendidos por 3,90 reais.

Decolar.com: O setor de turismo foi uma surpresa na última Black Friday, pois o calendário das empresas que atuam nesse mercado costuma ser moldado pelo período de férias. A procura dos consumidores fez com que as empresas do ramo embarcassem de vez neste evento. Será possível encontrar voos e pacotes para Orlando, Maceió e Buenos Aires com descontos de até 50% e a possibilidade de parcelar em até 12 vezes no site da Decolar.com. "As ofertas são para que os clientes possam comprar suas viagens para destinos nacionais ou internacionais sem se preocupar com o preço do dólar", afirma o presidente da empresa André Alves.

RiHappy: Os brinquedos, presentes preferidos para as crianças no Natal, estarão com até 70% de desconto nas lojas físicas da RiHappy. A Black Friday da loja durará todo o fim de semana.

Pão de Açúcar: Para participar da Black Friday do Pão de Açúcar, será necessário se cadastrar gratuitamente Pão de Açúcar Mais. Queijos, vinhos, panetones e artigos importados entrarão na lista de produtos vendidos com descontos. As lojas físicas abrirão a partir das 6h.

C&A: A marca de roupas está anunciando descontos desde a segunda-feira em seu site. A partir desta quinta-feira e até domingo, é possível encontrar roupas, calçados, acessórios e outros itens em todas as categorias da loja com até 70% de desconto. O short de linho, por exemplo, está custando 35,99 reais. Antes o preço era 89,99 reais.

Kalunga: A rede varejista de suprimentos de informática, material de escritório e papelaria está com 600 produtos que terão descontos que chegam a até 40%. A Kalunga ainda terá o "Descontômetro" que mostra para o cliente o preço do produto nos últimos três meses. A expectativa é de um aumento entre 10% e 15% nas vendas em relação à Black Friday do ano passado.

Natura: O site da Natura vai oferecer metade dos produtos por metade do preço. A empresa ainda vai doar o lucro obtido com a venda dos produtos da linha “Crer para Ver” para iniciativas de educação pública.

Americanas: Já é possível encontrar no site das Americanas produtos com o selo Black Friday e os descontos chegam a até 80%. O kit com três garrafas Baby Chandon, por exemplo, foi ofertado por 39,99 reais. Algumas lojas físicas em São Paulo, Campinas, Guarujá e outras cidades estarão abertas a partir da meia-noite desta sexta-feira.

Casas Bahia: A partir das 18h da quinta-feira já será possível encontrar descontos nas lojas das Casas Bahia, assim como no Ponto Frio, que são do mesmo grupo, a Via Varejo. As unidades de rua abrirão na sexta-feira às 7h e o cliente ainda terá a opção de comprar pelo site ou pelo celular.

Marisa: Na loja virtual da Marisa já existem produtos com desconto. Uma bermuda jeans masculina que custava 69,95 reais está sendo vendida por 49,99 reais.

Netshoes: A loja de calçados online já teve o "Black November", onde já era possível encontrar ofertas de seus artigos. Alguns produtos, como tênis, roupas e até suplementos estão com descontos de até 70%. O tênis da Coca-Cola, por exemplo, pode ser encontrado no site por 109,00 reais, quando antes custava 189,00 reais.

SmartFit: A rede de academias também oferecerá planos de descontos nesta Black Friday. A primeira mensalidade do plano black está custando 19,90 reais. O preço em meses normais é 89,90 reais. A promoção é válida até o dia 29/11.

Dafiti: O site de roupas, calçados e artigos domésticos está oferecendo produtos com até 80% de desconto. Dá pra encontrar jogo de jantar de seis peças por 84,90 reais e roupões por 44,90 reais.

Saraiva: A livraria está preparando a “Yellow & Black Friday”, com descontos anunciados para a compra de games, CD’s, DVD’s e livros. As youtubers Carol Moreira e Mikannn, ligadas ao ambiente nerd, apresentarão uma live no site da Saraiva, comentando as ofertas na sexta-feira das 10h30 até as 12h.

Groupon: O site de cupons de desconto também embarcou na Black Friday e está oferecendo para os seus clientes um cupom extra com um desconto de 20% que tem validade até o domingo. O valor máximo do desconto, no entanto é de 50 reais para compras em geral e 100 reais para viagens. O desconto é válido só para compras locais.

Multiplus: O programa de fidelidade da Multiplus tem viagens em trechos nacionais por 4.000 pontos, além de preços especiais que as parceiras da empresa oferecem. Itens da Nestlé e da Natura terão de 20 a 30% de desconto para os usuários do programa.

Etna: Quem vai aproveitar a Black Friday para mobiliar a casa, vai encontrar na Etna produtos com até 50% de desconto. Entre as ofertas, um sofá de três lugares que custa 4.000 reais vai sair por 2.000 reais.

Submarino: A Black Friday também foi antecipada no Submarino que está vendendo o kit com seis livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo, que inspiraram da série Game of Thrones, por 43,91 reais. Em geral, os livros custam 156,00 reais.

Loja do Suplemento: Com o crescimento do setor fitness, o mercado de venda de suplementos também está entrando na Black Friday. Na "Black Week" desta loja especializada, é possível encontrar diversas marcas com anúncios de redução de até 35%.

Extra: A rede de supermercados ainda não anunciou nenhum preço, por sigilo. Mas a Black Friday, começará oficialmente às 22h da quinta-feira. Além de liquidações em diversos itens de todas as categorias, os postos de combustíveis e as drogarias da rede também participarão do evento.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_