_
_
_
_
_

Episódio de ‘Os Simpsons’ previu a vitória de Trump há 16 anos

A parte boa é que Lisa será presidenta em 2030

Jaime Rubio Hancock
prisa
Mais informações
Um louco no comando do hospício
Site da imigração canadense sai do ar após Trump superar Clinton na apuração

É o episódio 17 da 11ª temporada de Os Simpsons. Foi ao ar em 2000. É ambientado em um futuro que, 16 anos atrás, nos parecia quase de ficção científica: Lisa é eleita presidenta dos Estados Unidos e recebe de Trump um país quebrado.

Lisa diz “herdamos um grande rombo orçamentário do presidente Trump” e, em seguida, pergunta o motivo a Milhouse. “Você se lembra quando o Governo anterior quis investir nas crianças do país? Foi um grande erro”.

Esse episódio foi relembrado ao longo da campanha, mas só se confirmou que era realmente profético quando foram divulgados os resultados das eleições, por isso voltou a ser comentado nas redes sociais. A primeira parte já se cumpriu: Trump é presidente. Faltam a segunda, que ele quebre o país, e a terceira, que uma mulher chegue à Casa Branca, coisa que parecia mais fácil até a noite da terça-feira.

Dan Greaney, roteirista do episódio, já declarou ao The Hollywood Reporter que essa frase era uma advertência. “Parecia o último passo lógico antes de chegar ao fundo do poço. Foi proposto porque era coerente com a imagem dos Estados Unidos enlouquecendo”. Além disso, suceder Trump punha Lisa assumindo um governo com problemas demais para serem resolvidos.

A crise (fictícia) de Trump em um gráfico.
A crise (fictícia) de Trump em um gráfico.prisa

Não é a única vez que Os Simpsons se fixaram no presidente eleito: em 2015 fizeram um clipe para o YouTube em que Homer cobrava para participar de um comício do candidato. Circula uma imagem desse vídeo que também foi vista como premonitoria, em que o então candidato republicano aparece em uma escada rolante. Mas, nesse caso, o quadro foi feito com base em uma cena real e anterior.

Em julho publicaram outro curta, também no Youtube, em que o casal tenta decidir quem será seu candidato. Marge consegue convencer Homer a votar na candidata democrata, mas como se viu na noite desta terça-feira, isso não foi suficiente.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_