_
_
_
_
_
Eleições EUA
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Trump: um louco no comando do hospício

O novo presidente será um Cantinflas no papel de Calígula, numa versão moderna da queda do império

Em Nova York, simpatizante de Trump segura cartaz com o principal slogan da campanha dele: “Torne a América grande outra vez”.Foto: reuters_live | Vídeo: JOE RAEDLE (AFP) | EPV

Aconteceu o impensável. Visto do resto do planeta Terra, os norte-americanos sucumbiram ao suicídio político coletivo.

Mais informações
Assim votaram hispânicos, negros, mulheres e brancos
Campanha agressiva dilacera imagem do futuro dos Estados Unidos
Maconha, pornografia e outros temas que estão em votação hoje nos EUA
Russos acreditam que relações entre países melhorarão se Trump vencer

Estavam lá no alto da Trump Tower olhando para baixo, cogitando se jogar. Ouviram os que lhes imploravam que não fizessem isso, mas não deram ouvidos. A loucura se impôs à razão. Deu-se o salto para o vazio. O delírio se tornou realidade.

Trump na Ala Oeste da Casa Branca será, na melhor das hipóteses, um Cantinflas interpretando o papel de Calígula numa versão moderna da decadência e queda do império. Na pior, representa uma ameaça à estabilidade mundial.

Antes mesmo do resultado eleitoral, perante a mera possibilidade de que o bufo magnata nova-iorquino pudesse ganhar as eleições, o resto do mundo olhava para os Estados Unidos com uma mistura de riso e pavor. Uma reportagem no The New York Times da segunda-feira relatava que o regime iraniano havia rompido sua tradição de censura e permitido que a TV estatal transmitisse ao vivo os debates entre Trump e Hillary Clinton durante a campanha. O Grande Satã, calculava Teerã, se ridicularizaria sozinho.

Os analfabetos políticos que votaram em Trump cometeram um ato que a história julgará como criminosamente irresponsável para com o seu próprio país

À mesma conclusão terão chegado nesta quarta-feira os políticos e demais habitantes da maioria dos países do mundo. Mas agora poucos rirão. Nos Estados Unidos, boa parte da nação chorará: entre eles, muitos dos que têm um nível educacional mais alto do que a média, dos que sabem distinguir entre os fatos e as mentiras, dos que se interessam pelo que ocorre fora das suas fronteiras, sem excluir vários dirigentes do Partido Republicano, que Trump teoricamente representa. O desconsolo será tremendo; a divisão dentro do país, abismal; a ferida social agora aberta, impossível de cicatrizar em curto prazo.

A vitória de Trump é, entre outros horrores, uma vitória para a supremacia branca. Negros, hispânicos e muçulmanos deverão se sentir incômodos ou vulneráveis no seu país.

Os analfabetos políticos que votaram em Trump cometeram um ato que a história julgará como criminosamente irresponsável para com o seu próprio país e, embora poucos deles entendam, para o mundo inteiro. Que uma nação tão próspera, com uma democracia tão antiga, tenha cometido semelhante disparate coloca em xeque como nunca a noção sagrada no Ocidente de que a democracia representativa é o modelo de Governo que a humanidade deve seguir.

Com a vitória de Trump, nos vemos repentinamente sem bússola em terra desconhecida. O eleitorado norte-americano preferiu como presidente um narcisista ignorante, vulgar, racista e descontrolado a uma mulher séria, inteligente e capaz, como Clinton. Colocou um louco no comando do hospício – o que seria motivo de riso, se a gente não parasse para pensar que o hospício em questão é a potência nuclear número um do mundo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_