_
_
_
_
_

‘Efeito Simone’ e hit de Mariah Carey indicam que o Natal já começou

A banda Wham! também confirma. Você já pode tirar do armário as frutas cristalizadas que sobraram ano passado

Pablo Cantó

Ainda estamos com as abóboras e os enfeites de Halloween, mas já é hora de pensar na árvore de Natal. Embora faltem dois meses, há indícios de que a festa é iminente: em algumas cidades já estão montando as árvores nos shopping, já vemos panetone nos supermercados... e as pessoas estão escutando All I Want For Christmas is You, de Mariah Carey, no YouTube. É o que o tuiteiro Southernhomo mostra com esses gráficos:

As imagens, retiradas da seção “estatísticas” do vídeo, demonstram como as buscas das canções de natal pop são sazonais: todo ano, elas disparam em dezembro. Mas se prestamos atenção no momento em que o gráfico começa a subir, não no pico, fica claro: desde meados de outubro, já há usuários ouvindo as trovas.

Além do tuíte, que foi publicado em meados de outubro e supera os 9.000 retuítes, os gráficos do efeito Mariah Carey também chegaram ao grande fórum online Reddit. As estatísticas das cantigas natalinas foram publicadas com o título “Já começa...” em 2 de novembro e superaram 2.100 comentários nas primeiras 15 horas.

Alguns dos redditors esclarecem que o gráfico está alterado por um efeito bola de neve: cada vez mais usuários, ao verem a discussão do Reddit ou o tuíte de Southernhomo, entram para comprovar – e o gráfico sobe ainda mais. Além disso, pode ser que muita gente entre só para mudar ainda mais o gráfico. Alguns participantes do fórum inclusive propõem uma pequena provocação para 2017: “Ok, pessoal, dentro de sete meses vamos entrar de repente para ver este vídeo”, sugere um deles. “Assim, ano que vem as pessoas se perguntarão o que diabos fez com que as pessoas vejam um vídeo de Natal em junho.”

Embora o efeito bola de neve tenha tido impacto na música de Carey, outras canções também mostram que o Natal já chegou. As faixas do disco de Natal de Michael Bublé começam a decolar, segundo as estatísticas do YouTube.

Estatísticas de 'Santa Claus Is Coming To Town' de Michael Bublé.
Estatísticas de 'Santa Claus Is Coming To Town' de Michael Bublé.

Também com outro clássico da Natal: Last Christmas, de Wham!

No Brasil, a tendência é medida com a impregnante Então é Natal, de Simone. A cantora lançou o CD 25 de Dezembro em 1995 e desde então ela virou tão tradicional como sementes de romã e peru na ceia. A música é uma versão de Happy Xmas (War Is Over), gravada em 1971 por John Lennon e Yoko Ono como forma de protesto contra a Guerra do Vietnã. Veja as estatísticas sazonais do Google Trends para a busca "Então é Natal - Simone". A curva também dá sinais de alta. Mais uma vez, não vai ter para onde correr.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_