_
_
_
_
_

Temer defende nova austeridade brasileira na cúpula dos Brics

Governo tentará atrair investidores em tour asiático que passará pela Índia e pelo Japão

Michel Temer em evento no Palácio do Planalto.
Michel Temer em evento no Palácio do Planalto.EFE

O presidente Michel Temer (PMDB) aproveitará a sua estreia em uma cúpula do BRICS neste sábado, em Goa, na Índia, para defender a proposta de emenda constitucional que cria um teto de gastos públicos, a PEC 241. Recém-aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, a mudança legislativa é vista como a principal medida do ajuste fiscal que o Governo Temer quer implantar no Brasil. A próxima sugestão de grande porte na área financeira que ele fará ao Congresso Nacional será a reforma da Previdência Social, outro tema que deverá constar do discurso que o presidente brasileiro fará aos seus pares da Rússia, Índia, China e África do Sul, os demais membros do grupo, no próximo fim de semana.

O presidente quer passar a imagem para agentes internacionais de que o país está caminhando para voltar a crescer nos próximos anos. Segundo auxiliares de Temer, ele dirá na Índia e no Japão – para onde viajará na semana seguinte – que o país notou uma alta de confiança na recuperação econômica após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) da presidência e depois que ele apresentou algumas de suas propostas de contenção de gastos públicos.

Mais informações
Entenda o que é a PEC 241 e como ela pode afetar sua vida
PEC 241, que limita gasto público, passa por teste crucial na Câmara
Temer faz de Macri seu grande aliado para uma guinada liberal
Temer repagina pacote de Dilma para anunciar 34 concessões e privatizações

Em sua quarta viagem internacional como chefe do Executivo brasileiro, o peemedebista levará consigo no encontro do BRICS a primeira-dama, Marcela Temer, e parte de seu primeiro escalão como os ministros José Serra (Relações Exteriores), Blairo Maggi (Agricultura), Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Moreira Franco (Secretaria de Política de Parcerias e Investimentos). Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, estaria na delegação brasileira, mas decidiu ficar no país por causa dos preparativos para a votação do segundo turno da PEC 241. As reuniões da oitava cúpula do BRICS ocorrem nos dias 15 e 16 de outubro. No dia 17, Temer participa de uma reunião bilateral com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Nestas reuniões do BRICS, estão previstas as assinaturas de memorandos de colaboração nas seguintes áreas: agricultura, meio ambiente e aduanas. Há ainda a expectativa no aprofundamento das discussões sobre investimentos feitos pelo Novo Banco de Desenvolvimento, a instituição financeira criada pelo bloco, e sobre o Arranjo Contingente de Reservas, que é uma espécie de fundo para ajudar países no caso de crises de balanço de pagamentos.

Representantes da Rússia esperavam discutir na cúpula a crise da Síria, país que enfrenta um intenso conflito entre rebeldes, Estado Islâmico e o Governo de Bashar al-Assad. A ideia dos russos era que houvesse um comunicado conjunto do BRICS apoiando a gestão Assad, assim como o faz o governo de Vladimir Putin.

A tendência, porém, é que não haja um consenso sobre essa questão. “Temos procurado seguir uma receita que tem dado certo que é a de que os BRICS trabalhem sobre temas em relação aos quais há convergência, há consenso entre os países. (...) Em outros temas, como os temas ligados à paz e a à segurança internacional, há diferenças de percepções, de avaliação, aí se torna mais difícil uma coordenação BRICS”, ressaltou a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, subsecretária-Geral do departamento Ásia e do Pacífico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Na reunião, deverá também ser tratada, ainda que paralelamente, a questão do Conselho de Segurança da ONU, grupo do qual Índia e Brasil tentam fazer parte como membros permanentes, mas não tiveram sucesso até o momento. O Conselho atualmente é formado por China, Estados Unidos, França, Rússia e Reino Unido.

Japão

No Japão, entre terça e quarta-feira, Temer se encontrará com empresários nipo-brasileiros e com os dois principais representantes do país, o primeiro-ministro Shinzo Abe e o imperador Akihito. Nesses encontros reforçará um de seus mantras, o de que o país está preparado a receber recursos internacionais. Um de seus desafios é convencer estrangeiros a participar dos pacotes de concessões e privatizações que sua gestão quer implantar.

O embaixador do Japão no Brasil, Kazuhiro Fujimura, afirmou que o principal foco do encontro dos chefes de Estado brasileiro e japonês é o econômico. Fujimura disse que o governo de seu país e empresários locais estão buscando mais informações sobre o plano de concessões anunciado por Temer para analisar se vale a pena aumentar seus investimentos em projetos brasileiros, principalmente nas áreas de infraestrutura, rodoviária, ferroviária e aeroportuária. Atualmente, cerca de 700 empresas japonesas atuam aqui e o comércio entre as duas nações movimentou quase 10 bilhões de dólares em 2015.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_