_
_
_
_
_

Adeus, garota de blusa rosa no WhatsApp. Olá, garoto de azul

Os emojis têm um destaque especial na última versão do sistema operacional da Apple A garota de rosa passa a usar roxo

María Sánchez Sánchez

Desde o dia 13, a Apple oferece a seus usuários a possibilidade de atualizar o sistema operacional de seus celulares e tablets com a última versão do iOS, a número 10. Nela se incluem 72 novos emojis que, como a empresa havia anunciado em agosto, apresentam “mais opções de gênero nos diferentes ícones”.

É o caso da garota de blusa rosa, que se veste agora com uma cor mais neutra — a blusa passa a ser roxa — e conta com uma versão masculina: um garoto (este sim, com blusa azul) que também cruza os braços ou levanta uma mão.

A mudança não passou despercebida pelos usuários, que contaram nas redes sociais suas impressões. Enquanto alguns aplaudiram a decisão de incluir um menino, outros criticaram a cor escolhida para o emoji conhecido como Sassy girl (garota atrevida). No Fusion, fizeram-lhe até uma homenagem em um artigo emocionado: “A menina de rosa me fez sentir que, como garota, tinha poderes especiais extras”, recorda a jornalista. “Uma garota que sabia como levantar sua mão e falar.”

“O emoji da garota atrevida agora parece uma garçonete emocionalmente perturbada que não pode aceitar que sua bandeja favorita tenha sido roubada”

Nesta nova versão, a Apple apresenta um casal de garotos bailarinos, novas profissões — mulheres policiais ou operárias da construção — e mais modalidades esportivas. Incluem-se diferentes figuras masculinas e femininas surfando, jogando golfe, correndo ou levantando peso.

Existe um emoji da bandeira arco-íris e são representadas estruturas familiares além do clássico casal homem-mulher com filhos. Como já contamos no EL PAÍS, a Apple substituiu também o emoji do revólver por uma pistola de água depois das queixa que o emoticon tinha provocado nos EUA.

Outras das possibilidades oferecidas pelo iOS10 é a de substituir palavras por emojis ao escrever uma mensagem. Um atalho que funciona no WhatsApp e também em outros aplicativos, como iMessage e Notes. O novo sistema operacional converte assim, automaticamente, a palavra “beijos” no emoticon que lança um beijo; “te amo”, em um rosto com corações nos olhos; e “não”, em um polegar para baixo.

Ao escrever uma palavra relacionada com um emoticon, este aparece por padrão no teclado preditivo. No caso do Notes, é preciso selecionar o termo com o dedo e, entre as opções que aparecerão na tela, estará também o emoji relacionado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_