_
_
_
_
_

Nem Dilma nem Temer: perfil dos manifestantes em SP foge do senso comum

Atos anti Temer reúnem jovens que apoiam impeachment da ex-presidenta e os que esperam Diretas Já

Murilo, de 17 anos, em protesto anti-Temer
Murilo, de 17 anos, em protesto anti-TemerM.Rossi

O senso comum aponta que os protestos de rua que começaram em São Paulo desde que Michel Temer foi confirmado na presidência estariam reunindo apenas pessoas contrárias ao impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Mas, algumas conversas com os integrantes das marchas que se repetem há pouco mais de dez dias na capital paulista revelam um mosaico de ideias e posições, distante da polarização binária que se concebe inicialmente. Luana*, por exemplo, uma ativista negra de São Paulo que prefere não revelar seu nome verdadeiro à reportagem do EL PAÍS, avalia que classificar o impeachment de Dilma como golpe é forte demais. A jovem, que participou no último dia 7 de setembro do protesto contra Temer, tem uma leitura particular sobre a destituição da agora ex-presidenta. “O PT quis dizer que é golpe, mas para mim não é. [Falar de golpe] é um tipo de marketing. Eles [os políticos] são todos farinha do mesmo saco”, diz a jovem que aparenta ter menos de 30 anos.

Luana foge do estereótipo daqueles que acreditam que os protestos anti-Temer são formados por petralhas ressentidos com o impeachment. “Não votei na Dilma. Não acredito em sistema de eleição. E apoio a saída do Temer porque ele está tirando coisas que as pessoas demoraram muito tempo para conseguir, em questão de minutos”, diz Luana, que empunhava uma bandeira nas cores roxa e preta – “sou feminista anarquista”, explicou –, enquanto caminhava na marcha que terminou no centro da cidade. As ‘coisas’ tiradas por Temer, a que se refere, são os direitos sociais que estão comprometidos pelos acenos de ajuste fiscal do Governo.

Daniel, por outro lado, votou em Dilma em 2014. Mas apoiou o seu impeachment por reconhecer que ela cometeu erros demais, incluindo o descontrole com as contas públicas que embasaram o pedido de destituição do cargo. “Não tem como negar que ela foi uma má administradora do país. Por isso fui a favor da sua saída”, diz. Os erros do seu Governo, porém, se estendem ao vice. “Também sou a favor do impeachment de Temer pois ele estava junto. De certa forma, Temer estava envolvido com tudo”, disse o estudante de Administração, enquanto caminhava pela avenida da Consolação, no dia 7, no meio do grupo que gritava “Fora Temer”. “Acredito que é necessário ter novas eleições”, completa Daniel. O jovem tem 20 anos, cursa Administração de Empresas e tem marcado presença em todos os protestos desde o impeachment, no último dia 31.

O perfil dos manifestantes que participam dos protestos contra o atual Governo definitivamente não segue um padrão único. Enquanto os atos que aconteceram em São Paulo durante os dias da semana reuniram mais estudantes, o protesto do último domingo dia 4, tinha famílias inteiras e pessoas acima dos 40. Caso de Luís Toledo, psicólogo. Ele não votou em Dilma e nem gosta do PT. “Mas também não apoio Temer”, explicou.

Já Bruno, sociólogo de 30 anos, tem ido aos protestos porque acredita sim que o impeachment foi um golpe e é preciso ocupar as ruas para expor a contrariedade. “Com um golpe de Estado acontecendo na sua frente, ainda por cima dado por forças políticas ultra conservadoras, manifestar desacordo é obrigatório”, afirma. Ele conta ter votado em Dilma no segundo turno e queria ela de volta, “pelo simples fato de não haver crime de responsabilidade, cometido pela presidenta, que fundamente o impeachment”

Irene, 51 anos, segue a mesma linha de Bruno. “Não ficou provado que ela roubou ou cometeu crime”, analisa ela, que é autônoma. Irene observa que há variadas classes sociais representadas nos protestos. “Sabe que eu tenho percebido que tem um pessoal mais chique agora na manifestação, mais bem arrumado. É um pessoal de classe mais alta”, comenta ela que arrisca um diagnóstico. “Acho que eles foram na Paulista pedir pelo impeachment e aí acordaram no dia seguinte e viram que a vida não tinha se transformado naquela maravilha que eles achavam que ia ser. Estão arrependidos”, diz Irene, para quem Dilma deveria voltar.

Mais informações
Ato contra Temer em São Paulo acaba sem violência no 7 de setembro
Milhares vão às ruas contra Temer em SP e PM reprime ato com justificativa controversa
Apontado como infiltrado por manifestantes é capitão do Exército

Murilo, de 17 anos, entretanto, não deseja que a ex-presidenta volte, embora concorde que ela não cometeu crime. “Sou a favor de uma nova eleição. Acho que temos que dar chance para outras pessoas. Somos governados por homens, brancos, idosos, é preciso renovar”, disse ele no ato do dia 8.

A pauta das Diretas Já foi abraçada rapidamente nas ruas. Mas mesmo esse grito guarda um aviso importante para os políticos brasileiros. “A gente está mostrando aqui que o povo não está dormindo para a política”, afirma Lucas, universitário. Roupa preta e lenço no pescoço, veste-se com a estética parecida à dos black blocs, assim como seu amigo Ed, e centenas de jovens que estão nas ruas nestes dias. “É para nos protegermos de gás lacrimogênio que a polícia joga”, esclarece Ed, que foi ao protesto do dia 7 motivado pela ideia de denunciar a repressão policial. “Viemos por conta própria”, avisa ele, que se diz independente dos movimentos sociais que estão convocando atos. Explica que procura não se intimidar com os agentes policiais que acompanham a marcha de longe portando armas de grande porte.

Nem todos, entretanto, são destemidos. A estudante Isabel, de 20 anos, marchava sozinha na avenida Pedroso de Moraes, próximo ao Largo da Batata, no dia 8. Disse que parte dos amigos estava preocupada com a violência policial dos últimos atos e por isso estava com medo de ir para a rua. “A repressão da polícia assusta, mas não deveria. Não estamos fazendo nada de errado. E sei que a retaliação só começa quando a polícia começa a jogar bomba”. Isabel segura um cartaz onde se lê “Vocês não serão perdoados”. “Defino como os ‘vocês’ do cartaz, Michel Temer, Cunha, Aécio, todos que foram a favor do golpe. Porque sei que foi um golpe. Esse Governo não é legítimo, pois não foi eleito legitimamente”, disse.

Apesar da pouca idade de grande parte dos participantes, os assuntos de 'gente grande' fazem parte das conversas paralelas. Reforma da previdência, teto de gastos públicos, e ajuste fiscal são expressões que se ouvem o tempo todo ao longo da marcha. A perda de direitos que se desenha com os recentes anúncios do Governo é o que está no radar da jovem Inaê, de 17 anos. “A 'burguesia' não se mistura com a gente porque ainda não sentiu a mudança. Os cortes [de gastos e programas previstos pelo Governo] só chegaram à periferia por enquanto”. O cientista político Rudá Ricci concorda com essa previsão de Inaê. Ricci dá como certo que os protestos só tendem a crescer a partir de agora. “O que se viu até agora é só o começo”. Neste domingo, uma nova manifestação volta à avenida Paulista convocada pela Frente Brasil Popular e Povo sem Medo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_