_
_
_
_
_

Dilma: “A história será implacável com os que hoje se julgam vencedores”

Petista faz seu primeiro pronunciamento como ex-presidenta distante de Lula

Dilma no Palácio da Alvorada.
Dilma no Palácio da Alvorada.Mario Tama (Getty Images)
Mais informações
Como foi a votação do impeachment de Dilma no Senado
O impeachment de Dilma e a posse de Temer: as cenas de um dia histórico
O que resta esperar depois da consumação do julgamento político de Dilma Rousseff?

Enquanto no Congresso Nacional um tapete vermelho era desenrolado para receber Michel Temer para a posse, do outro lado de Brasília Dilma Rousseff descia por uma rampa coberta por outro tapete vermelho. Ela se dirigia ao púlpito, de onde falaria suas primeiras palavras oficiais como ex-presidenta do Brasil. Não parecia em nada abatida e vinha cercada de apoiadores, à exceção de Luiz Inácio Lula da Silva, que preferiu observar tudo de longe e sumiu por um corredor assim que ela se despediu.

"Não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles", sentenciou, ao citar o antropólogo Darcy Ribeiro. Rousseff embargou a voz em um único momento: ao se despedir. Afirmou que não diria "adeus", mas "até daqui a pouco". E clamou que progressistas, não importa o partido, se unam para fazer a mais "incansável e energética oposição que um Governo golpista pode sofrer". Militantes de movimentos sociais que a assistiam de perto choravam. "Saio da presidência como entrei: sem ter incorrido em qualquer ato ilícito; sem ter traído qualquer de meus compromissos; com dignidade e carregando no peito o mesmo amor e admiração pelas brasileiras e brasileiros e a mesma vontade de continuar lutando pelo Brasil", afirmou.

Rousseff acompanhou a sessão final de seu julgamento no Alvorada, sua residência pelos cinco anos e seis meses que dirigiu o país. Estava ao lado de ex-ministros e do próprio ex-presidente, que durante toda essa reta final do processo se mostrou em público extremamente abatido. Lula tentou, nos últimos dias, convencer senadores a mudarem de posição, mas já sabia desde a tarde da última segunda-feira que a derrota seria irreversível, quando em uma reunião escutou do senador peemedebista Edson Lobão, ex-ministro de Rousseff, que os três parlamentares de seu Estado haviam decidido votar em bloco. E que o voto seria para Temer. Naquele mesmo dia, Rousseff compreendia que tudo estava perdido.

Seus aliados, então, reforçaram uma estratégia que costuravam há semanas e que, ao menos, trouxe à ex-presidenta uma vitória: em uma votação em separado, ela conseguiu manter o direito de ocupar cargos públicos, algo que perderia por oito anos. Coube à senadora peemedebista Katia Abreu, amiga de Rousseff, o apelo aos colegas: "A presidenta Dilma me autorizou a dizer que já fez as contas da sua aposentadoria (...) Ela vai se aposentar com cerca de 5.000 reais. Então, ela precisa continuar trabalhando para poder suprir as suas necessidades", afirmou. Como presidenta, o salário de Rousseff era de 22.883 reais líquidos e R$ 30.934 brutos.

Ao escutarem a decisão dos senadores, uma centena de militantes de movimentos sociais que acompanhavam a votação -em um telão improvisado com uma folha de papel e um projetor- não comemoraram. Viram na decisão dos 36 senadores que concederam o direito a ela apenas mais um sinal do que classificam como "golpe". "Isso só mostra que o que eles queriam mesmo era tirar ela de lá", afirmavam vários ao mesmo tempo. "Não tinha nada contra ela!", indignavam-se.

Dilma Rousseff deixa a presidência sem nenhuma fonte de renda. Ela é lotada em um cargo público em uma autarquia de estatística no Rio Grande do Sul, mas não deve reassumir o cargo. Dará entrada no pedido de aposentadoria, que pode demorar a sair. Nas eleições de 2014, ela declarou um patrimônio de 1,75 milhão de reais em bens, sendo 152.000 que guarda consigo em espécie (hábito que adquiriu na época da ditadura militar) e uma poupança de 130.000 reais na Caixa Econômica Federal. Possui ainda 72.000 reais em joias, três lotes e quatro imóveis em Porto Alegre, o de maior valor avaliado em 290.000 reais. Deixa para trás um séquito de funcionários e terá, à disposição, uma equipe de seis servidores (incluindo seguranças) e dois motoristas, com veículos.

"Esta história não acaba assim. Estou certa que a interrupção deste processo pelo golpe de estado não é definitiva. Nós voltaremos. Voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano", ressaltou ela em seu discurso. "Eu vivi a minha verdade. Dei o melhor de minha capacidade. Não fugi de minhas responsabilidades. Me emocionei com o sofrimento humano, me comovi na luta contra a miséria e a fome, combati a desigualdade", destacou. E, após citar o poeta russo Maiakovski, subiu novamente a rampa vermelha para voltar ao palácio, que deixará em até 30 dias:

"Não estamos alegres, é certo,

Mas também por que razão haveríamos de ficar tristes?

O mar da história é agitado

As ameaças e as guerras, haveremos de atravessá-las,

Rompê-las ao meio,

Cortando-as como uma quilha corta as ondas"

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_