_
_
_
_
_

Homens e cosméticos: respostas às cinco questões existenciais

Posso usar o creme antirrugas da minha namorada? Dá para perceber muito se uso maquiagem?

Paul Newman, Tony Curtis, Gary Cooper, Spike Lee, Burt Reynolds, Anthony Quinn... ícones da masculinidade dando um trato no rosto.
Paul Newman, Tony Curtis, Gary Cooper, Spike Lee, Burt Reynolds, Anthony Quinn... ícones da masculinidade dando um trato no rosto.
Mais informações
O que um cosmético nunca poderá fazer por você
Quanto mais barbudo, mais paquerado e maduro, diz estudo
Manicure cor machista
Brasileiro promete fidelidade a batons e cremes mesmo com alta de tributos

Há não muito tempo, a única lembrança que muitos homens tinham de ter usado algo parecido com um creme hidratante era quando crianças seguravam as pontas como podiam durante os verões na praia. Enquanto isso, uma mãe preocupada com os perigos do sol os untava com creme com fator de proteção total até deixá-los com cor de manteiga. Felizmente, com a passagem dos anos isso mudou. Nos últimos quatro anos, a venda de produtos de beleza específicos para homens aumentou 70%, e um em cada dois homens reconhece escolher e comprar pessoalmente seus produtos de cuidado facial. Esses dados mostram a revolução cosmética que vem acontecendo desde 1990, quando apenas 4% da população masculina afirmava consumir regularmente esses produtos. Mas se você ainda não faz parte desses 70% de especialistas em cuidados faciais, não se desespere, basta seguir estas cinco dicas simples para entender conceitos-chave como “homogeneizar o tom” ou “desidratação”.

Posso usar o creme antirrugas da minha namorada?

Se não for motivo de briga e não transformar o banheiro num ringue de boxe, vá em frente. Não vai acontecer nada com você. No entanto, a pele dos homens é 25% mais espessa do que a das mulheres e merece fórmulas próprias, menos gordurosas e voltadas para problemas como a falta de energia celular, as bolsas sob os olhos, as olheiras ou a desidratação. As substâncias ativas são as mesmas, mas são encapsuladas em texturas mais leves. Conclusão: é melhor que o homem use cremes específicos para ele.

Dá para perceber muito se uso maquiagem ou corretores?

Não. Você também tem o direito de dissimular uma noite em claro ou uniformizar o tom da pele. A discrição é a única condição. Não é preciso roubar a base da maquiagem ou os pós bronzeadores de ninguém. Embora existam empresas especializadas em maquiagem para homens –uma cortesia da Gaultier, que lançou uma linha há mais de uma década–, muitos cremes hidratantes se baseiam no conceito CC [Color Correcting, correção de tom] para homogeneizar o tom e existem cremes para o contorno dos olhos com pigmentos que apagam opticamente as olheiras e as bolsas.

Faço a barba todos os dias... o ‘after-shave’ substitui o creme hidratante?

Dependendo de como se olhe. Se o after-shave tem uma boa formulação, com ingredientes nutritivos e a sua pele não é muito exigente em relação aos níveis de hidratação, ele pode fazer as vezes do creme. A única coisa que deve ser evitada –e que certamente você não sabia– é cortar demasiado rente com a lâmina, especialmente na área do pescoço. “Isso aumenta o risco de pelos encravados, que podem causar infecções cutâneas”, explica a doutora Rosa Ortega, Professora Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Granada.

Posso prevenir a queda de cabelo ou é melhor ir se acostumando com a ideia da cabeça raspada?

“Os únicos fármacos que previnem a queda são o minoxidil 2%, a finasterida via oral e produtos com vitaminas A e aminoácidos B, cistina ou biotina”, diz o doutor José Carlos Moreno, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Reina Sofía de Córdoba. O resto é puro marketing. Enquanto existir o folículo piloso capaz de gerar um novo fio de cabelo há esperança. Uma vez desaparecido, o melhor é se resignar.

É possível usar autobronzeador sem que se perceba?

Depende da prática. Os mais avantajados enganam as pessoas, sem que ninguém suspeite do seu bronzeado de pote. Misturam algumas gotas de autobronzeador com seu creme hidratante habitual para que o efeito seja mais leve e mais progressivo, espalham até o lóbulo das orelhas e a nuca e, claro, lavam bem as mãos imediatamente após a aplicação para que as palmas não denunciem suas artes secretas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_