_
_
_
_
_
Olimpíada Rio 2016
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Brasil cura obsessão do ouro no futebol

A 'alta' da doença olímpica veio com alguns sintomas de que o país de Pelé pode resgatar a sua velha arte de jogar bola

Marcelo Sayão (EFE)

Foi sofrido, foi nos pênaltis, foi sob a desconfiança de uma péssima arrancada, foi contra a Alemanha do fantasma do 7x1, foi no Maracanã do Maracanazzo... Finalmente o Brasil pentacampeão do mundo se cura de uma obsessão histórica e conquista o ouro futebolístico na Rio 2016. O mais importante é que a alta da doença olímpica veio com alguns sintomas de que o país de Pelé pode resgatar a sua velha arte de jogar bola.

Mais informações
Um ouro olímpico no futebol não vai vingar o vexame dos 7 x 1
O Brasil só pensa em se vingar
A Olimpíada como metáfora

Deve ser uma lenta recuperação. O time dourado, todavia, não foi a equipe quase sempre covarde e defensiva que acostumamos a ver nos derradeiros fracassos no Mundial de 2014 e na Copa América --sem contar o desempenho esmorecido nas Eliminatórias para a Rússia 2018.

Sem abrir mão de jogar com três atacantes, a canarinha comandada pelo ainda inexperiente técnico Rogério Micale começou e terminou o jogo de 120 minutos forçando o ataque contra os alemães. Correu riscos, sofreu o empate, mas não disse adeus às armas em nenhum momento.

A lição dos meninos pode renovar filosoficamente a seleção principal agora comandada pelo técnico Tite -conselheiro de Micale depois do fraco início nas Olimpíadas. Até mesmo o destempero psicológico, um adversário nas últimas jornadas, foi controlado no time de Neymar e companhia. A equipe cobrou os pênaltis com nervos de aço, equilíbrio mental improvável em competições anteriores.

A Pátria em chuteiras ainda desfila com as sandálias havaianas da humildade do pós-7x1. Os sinais vitais da Rio 2016, porém, reanimaram público e crítica na festa do Maracanã. Pena que ao voltar à realidade profissional de corrupção e descontrole da CBF, bata um certo desânimo na torcida. Esse jogo político fora de campo ainda estamos perdendo de goleada.

Xico Sá, escritor e jornalista, é autor de Big Jato, entre outros livros. É comentarista dos programas Redação Sportv e Papo de Segunda (GNT).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_