_
_
_
_
_

Polícia inglesa mata ex-jogador com pistola Taser

Dalian Atkinson, com passagem por clubes expressivos, foi morto perto da sua casa

Dalian Atkinson
Dalian AtkinsonAnton Want

O ex-jogador inglês Dalian Atkinson, de 48 anos, morreu nesta segunda-feira perto da sua casa, na localidade de Telford (oeste da Inglaterra), depois de ser atingido pelo disparo de uma pistola Taser (elétrica e, teoricamente, não letal).

A polícia da região de West Mercia confirmou que um de seus agentes disparou uma pistola Taser contra um homem, depois de ir ao local para atender a um chamado por um “problema de segurança”, relata o Guardian. Após sofrer o disparo, Atkinson foi atendido no chão durante mais de uma hora e meia pelos serviços de emergência, que acabaram certificando sua morte. A polícia abriu uma sindicância.

Mais informações
“Por que o senhor atirou em mim?”: a voz dos jovens inocentes mortos pela PM
A volta ao mundo dos abusos policiais contra as manifestações
As armações da polícia que mata
Policial mata negro parado em controle de trânsito nos EUA

Em várias ocasiões, defensores dos direitos humanos já apontaram o aumento descontrolado do uso dessas pistolas elétricas e suas consequências. Segundo o Ministério do Interior britânico, a polícia acionou suas pistolas Taser em 1.921 ocasiões até hoje.

Atkinson jogou no Ipswich Town, Sheffield Wednesday, Aston Vila, Fenerbahce, Metz, Manchester City, Al Ittihad, Daejeon Citizen, Real Sociedad e Jeonbuk Motors, onde se aposentou em 2001.

As pistolas Taser disparam dardos conectados à arma que liberam uma forte descarrega elétrica, com duração de apenas cinco segundos. O corpo sofre um intenso espasmo muscular e é incapaz de fazer outra coisa senão cair no chão. A dor é terrível, mas teoricamente passa em alguns segundos. No entanto, seu uso pode ser letal para as pessoas com problemas cardíacos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_