_
_
_
_
_

História de superação de Barcelona volta a emocionar 24 anos depois

Caso do Derek Redmond volta a comover as redes sociais como o melhor exemplo do espírito olímpico

Ao longo de sua história, os Jogos Olímpicos proporcionaram situações inesquecíveis e grandes momentos de superação. Um deles, protagonizado pelo atleta britânico Derek Redmond na Olimpíada de Barcelona em 1992, foi ressuscitado nesta semana alguns dias antes da abertura dos Jogos do Rio. O motivo: o vídeo que o Comitê Olímpico Internacional (COI) dedicou ao episódio em suas páginas no Facebook e no Twitter, com o slogan “Never give up” (Não desista nunca).

Redmond havia se classificado nas semifinais dos 400 metros rasos com o melhor tempo de sua série e seu objetivo era uma medalha na final, na qual era favorito. Alguns segundos depois do começo da prova o corredor pôs a mão na perna e se deixou cair na pista: tinha se machucado e não podia continuar competindo.

Quase no mesmo momento em que seus adversários cruzavam a linha de chegada, Redmond se levantou, recusou a maca e começou a avançar pela pista, pulando. Por trás dele alguém chegou correndo e se esquiva da segurança para segurá-lo pela mão e pela cintura. Era seu pai, que tinha pulado para dentro da pista para ajudá-lo a chegar à meta. Redmond chegou em último –e acabou tendo que encerrar a carreira por causa daquela lesão–, mas conseguiu terminar a prova.

Mais informações
Momentos históricos inesquecíveis de seis Jogos Olímpicos
O ‘Oil Man’ olímpico que vem de Tonga

No YouTube é possível encontrar diferentes gravações do momento protagonizado por Derek Redmond, mas este vídeo compartilhado em 3 de agosto na página do Facebook Olympic prova que 24 anos depois sua história continua comovendo, como aconteceu com os espectadores que naquele dia estavam no Estádio Olímpico de Montjuic: em quatro dias ultrapassou 70 milhões de visualizações e foi compartilhada mais quase 800.000 vezes. No Twitter, a gravação foi retuitada, por sua vez, por mais de 9.000 pessoas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_