_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Esquiva inaceitável

Rajoy prolonga a incerteza em vez de acabar com ela. Sua obrigação é se apresentar para a investidura

Rajoy fala no Moncloa depois da audiência com o Rei, em 28 de julho.
Rajoy fala no Moncloa depois da audiência com o Rei, em 28 de julho.J. MEDINA (REUTERS)

Desta vez, Mariano Rajoy não recusou a proposta do rei para se apresentar para a investidura. Mas aceitou-a de uma maneira tão ambígua que não se sabe se na realidade ele está disposto a cumprir a missão dada por Felipe VI. A um país esgotado depois de tantos meses de interinidade política não se deveria dizer que quem tem a tarefa de acabar com a provisoriedade continua instalado nela, agravando assim a incerteza.

Mais informações
Direita espanhola sai reforçada das eleições e a esquerda retrocede
A Espanha decide não arriscar (e não resolver)

A peculiar interpretação do candidato nos mergulha na mesma escuridão que pesa sobre a situação política da Espanha há oito meses. Estamos praticamente onde estávamos: o líder do partido vencedor das últimas eleições só se compromete a buscar apoios para tentar a investidura e deixa no ar se vai ou não se apresentar a ela, passo indispensável para colocar em marcha o mecanismo constitucional que leva à formação do Governo — e em caso de fracasso, à busca de outra alternativa ou a repetição das eleições.

A Constituição estipula claramente que o candidato proposto pelo chefe de Estado tem de apresentar seu programa ao Congresso dos Deputados e pedir a confiança da Câmara. Rajoy não se compromete com nada disso. O presidente do PP só está disposto a tentar construir uma rede de apoios políticos para transformar a minoria com a qual conta em maioria suficiente para ser reeleito. Também não deu data alguma para fazê-lo, limitando-se a um ambíguo “prazo razoável” para comunicar o resultado de suas consultas.

Rajoy traduz assim um procedimento existente em algumas monarquias parlamentares e em diferentes Repúblicas, pelo qual uma pessoa designada pelo chefe de Estado realiza os procedimentos para a formação do Governo e informa seu resultado. Mas esse processo é alheio às disposições previstas na Constituição espanhola, nas quais é obrigatório submeter-se à votação uma vez que o candidato é designado. Não era necessário perder mais de um mês, desde a realização das eleições, para continuar dizendo que fará todo o possível para que haja um Governo. Essa necessidade e essa urgência existiam desde a noite da eleição, e, portanto, ele deveria ter chegado a La Zarzuela com o trabalho de casa feito. Manifestamente, isso não aconteceu.

Formalmente, o papel do Rei fica a salvo com essa missão, e é positivo que o presidente do PP o tenha aceitado porque do contrário teria menosprezado o chefe de Estado. No entanto, não está claro que a peculiar forma de assumi-lo evite que acabe numa afronta. Cumprido o papel formal atribuído ao Rei, e aceito pela metade pelo designado, é o momento de a presidenta do Congresso salvaguardar as disposições constitucionais e definir a data da sessão de investidura. Não é prerrogativa do candidato interpretar ou torcer a Constituição para que sirva aos seus interesses. A última coisa que a Espanha se pode permitir é abrir um período de incerteza constitucional. É obrigação inescapável de Rajoy apresentar seu programa de Governo ao Congresso dos Deputados, onde têm assento os representantes dos cidadãos. Qualquer outro procedimento seria inaceitável do ponto de vista democrático.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_