_
_
_
_
_

As ‘gambiarras’ da Vila Olímpica

Reclamações da delegação australiana revelam instalações inacabadas

Vista geral da Vila Olímpica, na Barra da Tijuca.
Vista geral da Vila Olímpica, na Barra da Tijuca.Buda Mendes (Getty Images)
Mais informações
Delegação da Austrália se nega a ficar hospedada na Vila Olímpica
Com drones ou veneno, os conselhos do Estado Islâmico para atacar o Rio
Metade dos brasileiros é contra os Jogos Olímpicos do Rio
O ‘annus horribilis’ para organizar uma Olimpíada
Rio 2016: a cidade olímpica vista de cima

Este domingo foi um dia agitado na Vila Olímpica, onde se hospedarão mais de 15.000 atletas durante os Jogos Olímpicos. A poucas horas da chegada da delegação australiana, voluntários e integrantes da missão decidiram fazer um teste e simularam uma situação real na qual muitas pessoas usariam as instalações ao mesmo tempo. Abriram torneiras, chuveiros e acenderam as luzes. O resultado foi um caos: houve um vazamento de gás, abriu um buraco no teto e saiu até fumaça. “Nunca vi uma Vila Olímpica nesse estado”, reconheceu a chefe da missão Kitty Chiller, que decidiu, no momento, manter os atletas em quartos de hotel. “Está inabitável”, queixou-se Chiller que, antes do teste mal sucedido, estava há dias, com sua equipe, limpando e consertando os problemas que ficaram nos apartamentos entregues pela construtora responsável. Imagens divulgadas pela imprensa local mostraram fios à mostra, pisos imundos, goteiras, baldes nos corredores, vasos sanitários entupidos...

Chiller não foi a única que teve que arregaçar as mangas. As delegações dos Estados Unidos, Itália e Holanda contrataram, com seu próprio dinheiro, várias equipes de pedreiros para melhorar os acabamentos de seus apartamentos. A delegação da Finlândia reclamou que os chuveiros não funcionam. Segundo publicou O Globo, cerca de 20% dos 3.600 apartamentos apresentavam problemas de acabamento, de goteiras ao reboco das paredes caindo aos pedaços.

Os problemas de última hora tornaram-se públicos no mesmo dia em que mais de 900 atletas começaram a habitar a Vila Olímpica, na Barra de Tijuca, a três quilômetros do Parque Olímpico. O Comitê Rio 2016 reconheceu que terá de arrumar as instalações e contratou 500 pessoas para tornar as residências decentes, enquanto acomoda temporariamente os atletas nos quartos que já estão em condições. A imagem desta segunda-feira era a de dezenas de bombeiros-hidráulicos e eletricistas fazendo fila, com as ferramentas na mão, para começar os consertos em jornadas que irão de sol a sol.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, levou a indignação dos australianos na brincadeira e, apesar de reconhecer que tinham razão, fez piada e afirmou publicamente que colocaria um canguru na porta para que se sentissem em casa. Um porta-voz da delegação respondeu: “Não precisamos de cangurus, precisamos de encanadores”.

A Vila Olímpica foi construída sem recursos públicos pelas empreiteiras Odebrecht e Carvalho Hosken para ser, depois, alugada ao Comitê Rio2016 durante os Jogos. Em troca do investimento privado, a prefeitura do Rio permitiu erguer edificações maiores do que as permitidas nessa área para serem vendidos posteriormente. São 3.604 apartamentos no total. Até o momento só foram comercializados pouco mais de 250 e a gambiarra não parece estar ajudando na promoção.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_