_
_
_
_
_
Ricardo Barros | Ministro da Saúde

“Não há recurso para se dar tudo a todos”

Ministro diz que judicialização compromete Orçamento e que quer criar planos de saúde populares

O ministro Ricardo Barros.
O ministro Ricardo Barros.Elza Fiuza (Agência Brasil)
Mais informações
A judicialização da saúde entra no centro do debate público
“Quanto mais gente puder ter plano, melhor”, diz ministro
Radiografia de um hospital em crise
“Aguardei mais de 15 horas em um corredor para ser internada”

O ministro Ricardo Barros assumiu a pasta da Saúde logo após a chegada do presidente interino, Michel Temer. Em sua primeira entrevista à imprensa, ao jornal Folha de S.Paulo, gerou polêmica ao dizer que o tamanho do Sistema Único de Saúde (SUS) precisava ser revisto. Em uma entrevista rápida, por telefone, ao EL PAÍS, ele explica por que a judicialização se tornou uma bandeira de seu Governo e seus planos para conseguir mais verba para a saúde pública.

Pergunta. O combate à judicialização é uma de suas prioridades?

Resposta. É uma das nossas prioridades porque prevemos gastos de 5 bilhões neste ano, em todas as esferas: União, estados e município. É um gasto que é exponencialmente crescente e desarruma o planejamento. Se faz uma política de saúde, se constrói todo um planejamento e as decisões judiciais mudam.

P. Por que acha que as demandas judiciais estão crescendo?

R. A Constituição diz que a saúde é um direito de todos. As pessoas buscam esse direito e estamos tentando alcançar essa demanda. Mas não há limites para as demandas. Vamos nos reunir com o Conselho Nacional de Justiça no próximo dia 28 para conversar sobre as próximas medidas. Queremos ter varas únicas nos Estados, núcleos técnicos e um formulário. Uma pessoa não poderá chegar com uma receita qualquer e entrar na Justiça. Vai precisar de um formulário próprio, em que o médico vai explicar o caso e porque o que está disponível no SUS hoje não funciona para o paciente.

P. Há especialistas que dizem que há um lado positivo na judicialização porque ela faz com que novas tecnologias sejam incorporadas com mais rapidez. Como vê isso?

R. Temos que responder a essa despesa provocada pela judicialização e a incorporação desse medicamento pode atender muitas pessoas porque se passa a comprar no atacado. Se reduz o custo unitário do atendimento, mas, ao mesmo tempo, se amplia muito os gastos, já que mais gente começa a usar. Tudo é uma decisão econômica. O Orçamento tem um limite, a capacidade contributiva do cidadão tem um limite. É preciso se ter um olhar econômico para a questão da judicialização.

P. Mas é possível exigir que um juiz tenha um olhar econômico quando ele tem que decidir sobre a saúde de uma pessoa específica? Ele sabe que a decisão dele pode ter um impacto naquela vida.

R. É um olhar econômico no sentido de que a decisão dele não gera novos recursos. Algo que estava programado para a saúde das pessoas vai deixar de ser feito por causa da decisão. É uma decisão que tira de alguns para dar para outro alguém. Alguém vai ficar sem o recurso e vai morrer. É uma decisão de qual vida salvar.

P. A solução seria aumentar os recursos? Criar um novo imposto para a área?

R. O Governo é um Governo só. Não vejo a possibilidade de a saúde ter mais recursos enquanto outras áreas do governo não têm. Não vejo que a gente consiga dar para a saúde uma situação financeira diferente.

P. E como resolver as carência da saúde com pouco recurso?

R. Melhorar a gestão, economizando recursos, apertando o caixa na prestação de serviços. Fazer mais com menos recursos. É isso que estamos fazendo. Também sugeri a criação de planos de saúde acessíveis para que mais pessoas possam ter acesso à saúde. Ajuda a resolver problemas que ocupam a preocupação da população. Evidentemente que poderemos, no momento em que o país melhorar economicamente, pensar em ter mais recurso.

P. Como esses planos populares funcionariam? Seria possível garantir a qualidade?

R. Quanto mais pessoas forem atendidas na saúde suplementar, melhor. A questão da qualidade é verificada pela ANS [agência Nacional de Saúde Suplementar] e pelos Procons. Ninguém é obrigado a ter planos. Na medida em que as pessoas estão insatisfeitas, elas deixam o plano. A questão, objetivamente, é que não há recurso para se dar tudo a todos. A capacidade de atendimento do SUS é limitada aos orçamentos. Se nós tivermos as pessoas contratando planos acessíveis estaremos colocando mais recursos na saúde.

P. A Constituição diz que o acesso à saúde é um direito universal. Incentivar que elas não acessem o SUS não vai contra isso?

R. A Constituição preconiza o direito de acesso universal à saúde, mas o Orçamento é limitado. Temos que ter um equilíbrio. Infelizmente não há possibilidade de dar tudo para todos. Aqueles que têm a capacidade de contribuir, que possam fazê-lo.

P. A federação que representa os planos de saúde [FanaSaúde] afirmou que em um encontro com você se propôs o credenciamento de hospitais públicos para atender planos privados. Como seria isso?

R. Queremos que o ressarcimento daqueles que têm o plano e sejam atendidos nos hospitais do SUS seja administrativo. Ou seja, que haja um contrato e quando a pessoa com plano é atendida, o hospital fatura direto para o plano. Exemplo: uma pessoa que tem plano se acidenta e é atendida pelo Samu, que vai levá-la ao hospital público. A partir daí, o hospital público que fez o atendimento pode ser ressarcido. Hoje isso é feito via ANS, só que demora. Quando tiver o atendimento, o contrato vai prever os tipos de procedimento previstos e os valores que vão ser pagos.

P. O ressarcimento não vai ser de acordo com a tabela SUS?

R. Não. Vai ser de acordo com o contrato entre o plano e os hospitais. Será a tabela de cada plano.

P. Mas como convencer as operadoras a pagarem assim?

R. Tem que ter uma alteração na regulação para que se possa ser feito. Me parece que faz sentido que quando a pessoa [atendida no SUS] tem plano, que o plano possa pagar, já que o cálculo de risco daquele segurado inclui esse atendimento. Haverá um ingresso significativo para o SUS.

P. Isso não pode abrir portas para a privatização do SUS, com reservas de vagas para planos de saúde, já que haverá um contrato?

R. Essa discussão tem um fundamento no princípio da gratuidade. É certo que quem tem plano tem direito a ter SUS. A nossa capacidade de cobrar a participação dos planos dessas pessoas está limitada na nossa capacidade técnica de emitir as faturas. Sou engenheiro, faço a conta. Estou fazendo a conta de que vai ingressar mais dinheiro na saúde.

P. Mas haverá reserva de vagas para planos de saúde em hospitais do SUS?

R. O objetivo não é esse. É um acordo para ressarcimento da pessoa segurada que ingressou no hospital público.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_