_
_
_
_
_

Os 67 anos de Meryl Streep em dez histórias

Atriz comemora aniversário nesta quarta-feira à espera da estreia de seu último filme

A atriz Meryl Streep.
A atriz Meryl Streep.Cordon press

Meryl Streep (Nova Jersey, 1949) é considerada uma das melhores atrizes de todos os tempos. Vencedora de três prêmios Oscar, ela comemora hoje seu aniversário de 67 anos à espera da estreia nos Estados Unidos de seu último filme, Florence Foster Jenkins. Dirigido por Stephen Frears, o longa é baseado na história real de uma excêntrica soprano norte-americana que ficou famosa por sua falta de talento.

Mais informações
As batalhas de Meryl Streep
Meryl Streep apoia a primeira turma de mulheres roteiristas

E talento é justamente o que sobra em Streep. Atriz de cinema, TV e teatro, ela foi testemunha de quase meio século de Hollywood desde que protagonizou seu primeiro filme, Júlia, em 1977. Estas são as 10 coisas que você precisa saber sobre Meryl Streep:

Meryl Streep e Hillary Clinton, em dezembro de 2012.
Meryl Streep e Hillary Clinton, em dezembro de 2012.ap

1. Meryl Streep e Hillary Clinton são boas amigas

A atriz e a candidata democrata à presidência dos EUA têm uma amizade baseada na admiração mútua. Streep afirmou em várias ocasiões que deseja levar a vida de sua amiga à telona, e Hillary Clinton disse que, se isso acontecer, gostaria que Streep a interpretasse. As duas também possuem várias coisas em comum: têm idade parecida (Clinton tem 68), têm dois irmãos, cresceram em famílias de classe média, frequentaram colégios públicos e se formaram em Yale.

2. A atriz é uma grande defensora das mulheres

Streep doou parte do que ganhou com o filme A Dama de Ferro (com o qual ganhou seu terceiro Oscar) ao Museu de História da Mulher. Em diversas ocasiões, falou em público sobre a desigualdade e a discriminação sofridas pelas mulheres no mundo todo. Inclusive pediu ajuda ao Papa Francisco contra a desigualdade de gênero. Sua luta pela igualdade entre homens e mulheres no mundo do cinema a levou a fundar o Writers Lab (Laboratório de Escritoras), projeto que procura aumentar as oportunidades de trabalho na sétima arte para o sexo feminino.

3. As Sufragistas: o filme feminista mais importante

“Temos visto muitos filmes sobre a defesa dos direitos humanos e da igualdade social e racial, mas nada como isso”, disse Meryl Streep a EL PAÍS no final de dezembro. Embora apareça poucos minutos nesse drama sobre o movimento pelo voto do início do século XX na Inglaterra, ela tem uma atuação muito intensa.

“É um filme de época, mas, se observamos as diferenças de salário e tratamento atuais entre os gêneros, ninguém negará que essa história é moderna”, afirmou Streep. Ela foi a primeira a ficar de pé para aplaudir o discurso pela igualdade pronunciado pela atriz Patricia Arquette, ao receber uma estatueta, na última cerimônia de entrega do Oscar.

4. Três filhas, três atrizes

Grace Gummer, Louisa Gummer e Mamie Gummer.
Grace Gummer, Louisa Gummer e Mamie Gummer.STEPHEN SHORE

Mamie, Grace e Louisa Gummer são as três filhas de Meryl Streep, atrizes de profissão. Mamie (Califórnia, 1983) estreou aos três anos no filme A Difícil Arte de Amar ao lado de Jack Nicholson e de sua mãe. Grace (Nova York, 1986) estreou aos sete em A Casa dos Espíritos e, já adulta, apareceu no filme independente Frances Ha, na série Uma História de Horror Americana e nas últimas temporadas de The Newsroom. Louisa (Califórnia, 1991) é formada em psicologia e, embora tenha acabado de firmar contrato com a agência de modelos IMG, já trabalhou para a Dior e apareceu nas páginas de várias publicações.

Streep também tem um filho: Henry Wolfe, que participou de longas como O Bom Pastor e The Wait.

5. Streep, a investidora

Entre os múltiplos investimentos de Streep, destacam-se: Fat Streep Burger, seu restaurante em Washington, um time de futebol americano chamado Summit Angels e sua própria marca de vodca, Pure Wonderstreep. Também tem o perfume With Love from Meryl e a linha de roupa Meryl Streep Seduction.

6. Uma das mulheres mais poderosas do mundo

Cartaz do último filme de Meryl Streep, 'Florence Foster Jenkins'.
Cartaz do último filme de Meryl Streep, 'Florence Foster Jenkins'.

A revista Forbes considera que a atriz seja uma das mulheres mais poderosas do mundo e a inclui na lista das 100 celebridades mais bem pagas de Hollywood. Seus rendimentos anuais superam os 10 milhões de dólares (33,8 milhões de reais).

7. Rápida aprendizagem

Ser reconhecida como uma das melhores atrizes do mundo não é tarefa fácil. Mas para ela não existe desafio insuperável. Confessou que teve de aprender a tocar violino em apenas oito semanas para poder participar do filme Música do Coração. Também aprendeu a imitar sotaques. Seus colegas de elenco destacam a habilidade da atriz para fazer papéis em que precisa falar como australiana, britânica ou irlandesa.

8. Também canta

Meryl Streep tem grandes dotes musicais. Ano passado, se atreveu a fazer uma versão de Bad Romance, um dos sucessos da cantora Lady Gaga, no musical Ricki. E o musical Mamma Mia, com canções do grupo Abba, é um dos maiores sucessos da intérprete.

9. Casada com um escultor

Meryl Streep e Dom Gummer na festa do Oscar de 2014.
Meryl Streep e Dom Gummer na festa do Oscar de 2014.Cordon Press

Meryl Streep está casada há quase 40 anos com o escultor Don Gummer. Os dois subiram ao altar pouco depois de se conhecerem. A atriz declarou várias vezes que “foi uma flechada instantânea”. Ela conheceu Gummer após a morte por câncer de seu então parceiro, o ator John Cazale.

10. Coleciona indicações

É a atriz que mais concorreu ao Oscar, com 19 indicações, além de 29 ao Globo de Ouro. Ganhou três e oito vezes, respectivamente.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_