_
_
_
_
_
Massacre em Orlando
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Terror e ódio

O massacre de Orlando confirma que vivemos sob uma enorme ameaça

Homenagem às vítimas do massacre em Orlando.
Homenagem às vítimas do massacre em Orlando.BRYAN R. SMITH (AFP)
Mais informações
Omar Mateen: norte-americano, 29 anos, homofóbico e monitorado pelo FBI
Barack Obama: “É um ato de terror e um ato de ódio”
Ódio e armas: combinação letal nos EUA
A Parada do Orgulho Gay mais triste da América com o ataque em Orlando
50 mortos no pior massacre nos EUA desde o 11 de setembro

O assassinato a tiros de 50 pessoas e as feridas provocadas em outras 53 ontem em um clube de Orlando, nos Estados Unidos mostra com toda a dureza que estamos diante de uma nova forma de terror na qual indivíduos dirigidos ou encorajados pela mensagem do radicalismo islâmico decidem causar o máximo dano possível contra indivíduos e grupos absolutamente indefesos. Que o massacre tenha ocorrido, além disso, em um clube gay destaca o ódio que o atirador professava contra um modelo de convivência baseado na tolerância de ideias e no respeito por decisões individuais. Omar Siddique Mateen, o autor do massacre, era um homofóbico declarado –segundo as investigações do FBI – como reconheceu sua família. Um ódio que encontrou, na mensagem radical islâmica, uma projeção letal. Como bem descreveu o presidente Obama o ocorrido, trata-se de “um ato de terror e ódio”.

É necessário sublinhar que este massacre apresenta algumas semelhanças com o atentado de San Bernardino, Califórnia, em dezembro do ano passado, quando um casal radicalizado atirou sobre alguns convidados durante a realização de um banquete, matando 14 pessoas e ferindo 21. Além disso, a facilidade de conseguir armas – e armas de guerra – legalmente nos EUA elimina uma das maiores dificuldades que possuem os indivíduos que querem provocar uma tragédia.

A deste domingo foi o maior massacre da história dos EUA provocada por um tiroteio e, talvez, o maior ataque terrorista no país desde o 11 de Setembro. Acontece, além disso, em um momento extremamente delicado na política interna do país, com a proximidade da eleição presidencial. Especialmente quando um dos candidatos, Donald Trump, defendeu várias vezes o fechamento das fronteiras. Mas devemos lembrar que o assassino nasceu dentro do país. Como é o caso na Europa, a rejeição ao estrangeiro não vai resolver um problema muito sério que precisam enfrentar – e seria melhor de maneira coordenada – os países democráticos do mundo. É inevitável que essa tragédia vai afetar a campanha eleitoral, mas ao mesmo tempo destaca a necessidade de que os EUA sejam liderados por alguém de confiança e prudente.

O massacre é uma nova demonstração de que absolutamente ninguém está livre da ameaça do radicalismo. E que os grupos vulneráveis – civis em uma festa, um restaurante, no metrô ou em aeroportos – são os alvos escolhidos. Sob nenhuma circunstância é possível baixar a guarda.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_