_
_
_
_
_

AO VIVO | “Quem foi às ruas tem vergonha de dizer que quer o Temer”, diz Lula

Manifestação em SP foi convocada por movimentos sociais e por lideranças pelo PT

Marina Rossi
Lula discursa em São Paulo.
Lula discursa em São Paulo.Paulo PInto (AGPT)

Com o Governo interino de Michel Temer prestes a completar um mês, o PT e movimentos sociais convocam para essa sexta-feira protestos em SP e em todo o Brasil contra o processo de impeachment de Dilma Rousseff, afastada da presidência em 12 de maio. Com slogan "Dia Nacional de Mobilização Fora Temer", a organização espera reunir a maior quantidade de militantes e apoiadores na avenida Paulista, em São Paulo, onde está previsto que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discurse depois das 18h. Lula se encontrou com a presidenta afastada nesta sexta, mas a petista não irá ao ato e já retornou a Brasília. Segundo pesquisa de opinião CNT/MDA, 62,4% das pessoas acreditam que a decisão de afastar a presidenta estava correta e 33,0% defende que foi um erro.

Acompanhe as principais notícias.

O ato foi encerrado, e a Polícia Militar não divulgou uma estimativa de público. Organizadores falaram em 100.000 pessoas. Confira aqui a reportagem completa: http://cort.as/hSWl por nos acompanhar e até a próxima.
Lula encerra o discurso de pouco mais de meia hora. Ele não falou sobre a ideia de um plebiscito, caso Dilma volte. Criticou o Governo Temer, e pediu que o presidente em exercício "deixe Dilma voltar a governar".
"Quem não morreu de fome não tem medo de ameaças neste país", diz.
"Quanto mais eles me provocarem, mais eu corro o risco de ser candidato em 2018", avisa Lula
Lula fala em "complexo de vira-lata" ao criticar o chanceler José Serra e dispara contra Temer:
Aos apoiadores de Dilma na av. Paulista, Lula diz que "o pobre deixou de ser problema e passou a ser a solução deste país" durante as gestões do PT e defende crédito para a população: "É importante que a gente empreste para o povo pobre virar empreendedor, virar consumidor".
Em seu discurso, Lula diz que "é uma desfaçatez cassar uma presidenta que não cometeu nenhum crime". Segundo ele, "os 300 picaretas de quem falei em 1994 aumentaram hoje".
Lula inicia seu discurso neste momento, ovacionado.
Além da manifestação na av. Paulista, foram registrados protestos favoráveis à presidenta Dilma Rousseff em 23 estados e no Distrito Federal ao longo do dia. Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Pernambuco estão entre as capitais que reuniram mais pessoas.
A Polícia Militar está publicando fotos sobre o ato em sua conta no Twitter, mas ainda não divulgou estimativa de público.
Manifestantes anunciam no caminhão de som que o ato conta com 100.000 pessoas neste momento.
Lula acaba de chegar na Paulista. Ele não falou com a imprensa e foi direto para o carro de som.
Organizadores acabam de falar em 80.000 pessoas na manifestação. Polícia Militar ainda não divulgou números.
Organizadores afirmaram que Lula está a caminho da Paulista neste momento.
O presidente do PT, Rui Falcão, acaba de chegar à Paulista.
Show de Chico Cesar acaba de terminar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_