_
_
_
_
_

Sob protestos, José Serra viaja à Argentina para fazer de Macri o grande sócio de Temer

Chanceler se reúne com presidente da Argentina, o único na região que dá respaldo ao processo brasileiro

Manifestantes protestam contra Serra em Buenos Aires.
Manifestantes protestam contra Serra em Buenos Aires.ENRIQUE MARCARIAN
Mais informações
Serra enfrenta Mercosul dividido e limitações na agenda comercial
A chanceler argentina Susana Malcorra: pragmática e sonhadora
Áudio de Jucá sobre a Lava Jato joga bomba no coração do Governo Temer

Apenas duas semanas depois de assumir como ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra inaugurou sua agenda internacional com uma breve visita à Argentina, seu principal parceiro no Mercosul. Serra pediu ao presidente Mauricio Macri para ratificar seu apoio a Michel Temer, no poder após a suspensão por seis meses da presidenta Dilma Rousseff, submetida a um processo de impeachment no Congresso.

A Argentina foi o primeiro país a apoiar Temer há pouco mais de duas semanas, quando o Governo interino se esforçava para obter legitimidade internacional. “O Governo argentino afirma que respeita o processo institucional que está acontecendo” no Brasil, assegurou então o governo de Macri, enquanto Dilma falava de “golpe” e outros presidentes como Evo Morales e Nicolas Maduro apoiavam essa acusação.

Agora, a ministra de Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, afirmou que seu Governo seguiu passo a passo o processo de impeachment contra Dilma Rousseff e viu “que nas formalidades não existe nenhum motivo para dizer que o processo não foi legal”. “Não cabe à Argentina legitimar o que decidiu o Senado do Brasil", disse a ministra. Mas “há um esquema muito estabelecido pela presidência de Temer, que estabeleceu um gabinete e, como tal, estabeleceu um novo ministro de Relações Exteriores com quem devemos fazer contato e trabalhar. E foi o que fizemos. É um sinal claro de continuidade institucional e devemos trabalhar com nosso principal sócio. O que acontece no Brasil afeta a Argentina e não temos alternativa a não ser a de trabalhar com eles”, disse a chanceler argentina para a imprensa.

Consultada sobre a posição crítica dos países da região ao impeachment de Dilma Rousseff, Malcorra disse que “há países americanos que fazem uma leitura diferente e, inclusive, estudaram a aplicação da cláusula democrática da Organização dos Estados Americanos (OEA)”. “Nós não vemos assim agora e nem durante todo o processo. Não foi algo que aconteceu de um dia para o outro. Se em algum momento tivéssemos achado que as instituições não foram respeitadas como deveriam ser, estaríamos em condições de rever nossa posição”, respondeu Malcorra a uma pergunta do EL PAÍS.

O apoio já teve resultados concretos. Malcorra e Serra assinaram um memorando que chamaram de Entendimento para o estabelecimento do Mecanismo bilateral de Coordenação Política. “O mecanismo terá como principal objetivo a troca da agenda bilateral, regional e global, com o objetivo de coordenar posições, assim como o acompanhamento dos projetos estratégicos de integração bilateral”, explicou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. Na prática, o acordo significa um forte apoio de Buenos Aires a Brasília.

A questão de fundo é como mostrar ao mundo que o Governo Temer pode resolver os problemas políticos do Brasil em um momento no qual, na prática, há dois presidentes, pois Dilma só está suspensa e ainda ocupa a residência oficial, embora com a metade do seu salário. Neste contexto, Macri se tornou um grande aliado de Temer, um político de ideias conservadoras que compartilha com Buenos Aires a aposta no retorno à ortodoxia econômica e a uma política exterior baseada na aproximação com os EUA.

A visita de José Serra vem reforçar essa ideia, mas o fato de no final do encontro não ter sido convocada uma conferência de imprensa conjunta com a chanceler da Argentina demonstra como a situação é sensível. Na verdade, Macri ainda não ligou para Temer, pois está se equilibrando entre dar seu apoio e mostrar cautela. O presidente argentino quer que a crise seja resolvida o mais rápido possível, porque o Brasil é o país para onde vão 40% das exportações argentinas e a recessão brasileira arrasta o vizinho junto. Alguns líderes acreditam que a crise fará com que alguns investimentos internacionais acabem indo para a Argentina, mas a maioria concorda que as más notícias em Brasília não são boas para o vizinho do sul.

Serra é uma das peças mais importantes da equipe de ministros escolhida por Michel Temer. Senador, prefeito de São Paulo e, depois, governador estadual e duas vezes candidato presidencial pelo PSDB, Serra, de 74 anos, tem sobre os ombros a complexa missão de dar legitimidade ao impeachment da presidenta Dilma. Na região, apenas Macri ratificou sua aliança com o Brasil, em meio ao silêncio de países como Chile e Peru e as críticas abertas da Venezuela, Bolívia e Equador, aliados do governo do Partido dos Trabalhadores (PT).

Antes de sua partida de São Paulo, o ministro das Relações Exteriores disse que a Argentina “tem prioridade” na agenda da política externa brasileira e viajou com a ideia de “fortalecer o Mercosul”. A imprensa brasileira lembrou ontem as críticas que, no passado, Serra fez contra o bloco que seu país integra com Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, além da Bolívia como associado. No entanto, a mudança política para a direita na Argentina, e agora no Brasil, poderia recuperar o perfil mais econômico do Mercosul, longe das tentativas anteriores de avançar para uma união de caráter político. O jornal O Globo explicou em um longo artigo que Serra apoia a ideia de “desideologizar” a política externa brasileira, uma referência ao caráter assumido pelo bloco durante a convergência de governos progressistas na região. “O governo argentino mudou, o governo brasileiro também, então devemos começar uma nova etapa”, disse Serra.

Esta nova etapa também poderia marcar a recuperação da autonomia do poder político que historicamente marcou o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e que durante o século XX foi o orgulho da política exterior brasileira. A oposição acusou Luiz Inácio Lula da Silva primeiro, e Dilma Rousseff depois, de minar essa independência para promover a aproximação a governos próximos como Argentina, Venezuela e Bolívia. A mudança vai marcar a nova agenda externa do Brasil e a viagem de Serra a Buenos Aires foi nessa direção. Malcorra disse que a visita de Serra serviu para “trabalhar e enriquecer a relação” bilateral.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_