_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

A esquerda se mexe

O Partido Socialista Espanhol pode recuperar parte do apoio perdido nas eleições

Pedro Sánchez, Alberto Garzón e Pablo Iglesias e outros.
Pedro Sánchez, Alberto Garzón e Pablo Iglesias e outros.Claudio Álvarez

A mais recente pesquisa de opinião divulgada pelo CIS mostra movimentos de interesse nas expectativas de voto dos partidos de esquerda na Espanha. Como apontaram outras pesquisas, não há mudanças drásticas a em relação aos resultados de 20 de dezembro. No entanto, o enfraquecimento das expectativas de voto em Podemos coloca um certo terreno de recuperação do espaço eleitoral do Partido Socialista Espanhol - consolidado como a segunda força política na pesquisa do CIS – ao mesmo tempo em mostra as razões pelas quais Podemos e Esquerda Unida estão improvisando uma aliança para as eleições gerais de junho.

Mais informações
Espanha está há cinco anos com desemprego acima de 20%
Partidos não chegam a acordo e Espanha terá novas eleições em junho

Os socialistas mantêm uma considerável fidelidade de voto. Podem sofrer fugas para outras formações políticas, mas não parecem ser tão grandes quanto as experimentadas em dezembro. Eles têm a vantagem de não provocarem tanta rejeição no eleitorado alheio como desperta o Partido Popular ou Podemos. É claro que as fronteiras do eleitorado socialista com o da IU/Unidade Popular e com o próprio Podemos oferecem porosidade suficiente para ser sensíveis aos projetos políticos que forem colocados sobre a mesa.

Quando Pablo Iglesias percebeu o enfraquecimento de sua liderança e a queda nas expectativas da formação que lidera, já estava muito próxima a convocatória às urnas em 26 de junho. Por isso a antes desprezada aliança com a IU se transformou em um pacto com esta força política e na redução da agressividade usada contra o PSOE no passado recente. As necessidades eleitorais de Podemos são tão urgentes que levam o partido a sacrificar sua coerência ideológica: da transversalidade no tabuleiro eleitoral passa-se à colaboração com uma força política clara e nitidamente de esquerda, nucleada, em seu momento, em torno ao Partido Comunista.

A pirueta também é considerável se a análise se concentra no eixo nova-velha política, já que um partido emergente como Podemos procura a aliança com uma das formações mais clássicas dos anos oitenta do século passado. Que o porta-voz deste velho partido seja um dirigente jovem, como Alberto Garzón, não altera a natureza da Esquerda Unida; isso talvez nos aproxime de outra razão para essa aliança: a boa imagem da Garzón entre os eleitores. Exatamente o oposto do que acontece com Pablo Iglesias.

Os dirigentes trabalham com a ideia de que o eleitorado está disponível e só espera que alguém aperte o botão apropriado para tirar da manga uma aparência de unidade da esquerda para ganhar a maioria. Partem da convicção de que Podemos vai compensar a perda de expectativas com a contribuição da Esquerda Unida; e que esta, por mais que sua base se sinta reticente de se juntar a um partido populista, há tantos anos é maltratada pelo sistema eleitoral que pode ganhar mais alguns deputados em eleições nas quais geralmente ficam sem recompensa, por causa da dispersão dos seus apoios.

Falta saber se basta a soma dos votos anteriores para atacar, ao mesmo tempo, os céus e o Palácio de Inverno.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_